Pular para o conteúdo principal

Cultura Açoriana


por Gabriela Raupp,


Como podemos perceber Florianópolis possui uma cultura rica e variada, essa cultura foram os imigrantes açorianos que trouxeram para o Brasil. Em Florianópolis, a antiga tradição do artesanato açoriano é representada nas redes, rendas de bilro e tramóias, tapeçarias de tear e na confecção de esteiras, balaios e gaiolas.

Na arquitetura também se vê traços desse povo, más hoje já não é tão presente em nossa cidade, iremos encontrar casas e igrejas coloniais na Lagoa da Conceição, Santo Antônio, Ribeirão, no centro histórico e algumas espalhadas por Floripa. Festas religiosas estão sempre presente durante o ano todo, essa tradição também vem dos açores. Dentre estas festas as que mais chamam a atenção é a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a procissão do Senhor Jesus dos Passos, a festa do Divino Espírito Santo e o Terno de Reis.
E a gastronomia? Também foi muito influenciada pelos açorianos: pratos feitos à base de peixe, moluscos e crustáceos enriquecem a comida dos “manezinhos”. As danças mais presentes nesta tradição é a dança de pau de fita e o do boi mamão.

Não podemos esquecer que o modo de falar do “manezinho”, rápido e cantante, para alguns um pouco confuso de entender, é uma das mais fortes características.Curiosidades sobre o Folclore da região:

* Boi-de-mamão: O Boi-de-mamão é uma dança folclórica que envolve cantoria e dança em torno do tema da morte e ressurreição do boi. Seus Personagens que se destacam é o Boi-de-Mamão, Bernúncia, Maricota, cavalinho e a cabrinha.

*Terno de Reis: Todo o ano ocorre o Terno de Reis, que resgatou uma das mais antigas e populares tradições religiosas, trazidas ao Brasil pelos jesuítas e colonizadores portugueses. O Encontro é sempre realizado no Dia de Reis (6 de janeiro), dentro de uma das dezenas de igrejas históricas da cidade.        
                                                                                                                                                                                                         * Dança do pau-de-fita : A Dança do Pau-de-Fita, no folclore catarinense, é apresentada por vários grupos, é responsável pela diversificação da nossa cultura popular.

*Renda de bilro: Surgiu provavelmente do bordado, porém é diferente porque trabalha com pontos no ar, sem tecido. Tem significativa importância na economia doméstica e social da população, já que “onde há redes há rendas”. A rendeira tece a mais conhecida e criativa forma de artesanato catarinense: a renda de bilros.

Comentários