Pular para o conteúdo principal

Cotas Raciais


por Gabriela Raupp,

Já ouviu falar em Cotas para vestibular? Acha certo? Cotas foram criadas para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. Existem pontos positivos e negativos.

Os negros, antigamente sofriam preconceitos, por causa da colonização, eles foram o alvo da escravidão durante séculos. Devido a esse trabalho escravo eles ficaram marcados, como se fossem seres inferiores, assim como os indígenas também. Por isso eles possuem menos aceso aos estudos.

 Por esse motivo existem as cotas, isso facilita o aumento do percentual de negros e índios nas universidades. Mas isso pode facilitar ainda mais o aumento do preconceito em nossa sociedade, já que muitos dizem que os direitos devem ser iguais para todos independente de raças. O Brasil tem atualmente a segunda maior população negra do mundo e não podemos negar que o país tem uma dívida histórica com negros e indígenas.

E as cotas para colégios públicos? Infelizmente o governo admite que os colégios públicos não tem o mesmo nível de ensino de escolas particulares. O assunto é bastante polêmico e nada indica que um dia deixará de ser. Por outro lado, as cotas raciais já prejudicaram várias pessoas que perderam vagas em faculdades ou empregos para concorrentes com menor pontuação ou qualificação.

O governo deveria investir mais na educação de nosso país, pois com melhor qualidade de ensino, garantira um futuro mais digno e com menos desigualdades, favorecendo melhores salários, diminuiria a preocupação do governo com a segurança, teríamos cidadãos mais corretos, tudo com a base da educação.

Comentários