Pular para o conteúdo principal

A consciência é nossa arma


por Valentina,

Pensei se fazer um texto sobre essa época de eleições seria uma boa ideia, afinal todos já estão cansados de saber e ouvir as mesmas histórias e ladainhas. Mas se é assim, então por que não saímos da mesma situação, não é mesmo?

Todos sabem que o Brasil é um país com problemas sociais, e não são poucos. Sabem que a corrupção está presente em nosso governo, que os investimentos em educação são os mínimos, que a situação em hospitais públicos é extremamente precária, que a pobreza é uma realidade em grande parte do nosso país e, principalmente, que quem sustenta essa situação somos nós, cidadãos brasileiros.

Aqui, lucra-se sobre a ignorância, sobre a criminalidade, violência e miséria de um povo, em função de alguns interesses pessoais. Mas além da parcela de culpa que cabe aos políticos corruptos e ao mal uso do poder dado a eles pela população, há ainda um importante fator: a consciência de cada eleitor. A importância que dá ao seu voto e a confiança que deposita em seus candidatos.

O que estou tentando dizer é que o voto é uma das nossas poucas armas contra essa situação, a qual nós mesmos sustentamos, sendo assim é mais do que óbvia a importância de discutir, criticar e refletir bastante antes de tomar essa decisão. E se você, como eu, não vota, não significa que não tenha papel nenhum dentro desse cenário, porque sofremos igualmente com os problemas políticos no Brasil, afinal, ainda que não tenhamos total autonomia, também somos cidadãos,e assim temos o direito e o dever, de nos posicionar de alguma forma diante dos problemas que afetam nosso país.


Comentários