Pular para o conteúdo principal

Visita ao Jornal Notícias do Dia



Por Gabriela Raupp,

No dia 22 de maio, terça feira, nós alunos das oitavas séries do Colégio de Aplicação, visitamos o jornal Notícias do dia, acompanhados de alguns professores e estagiários. Fomos com o objetivo de aprender e entender como é produzido um jornal impresso, no estúdio e na rádio.

Conversamos com um repórter de economia, onde fizemos algumas perguntas a ele, ficamos sabendo que na redação tem o repórter, diagramador, fotógrafo e editor, ao todo são necessários de 30 a 40 jornalistas, todos tem que gostar de língua portuguesa, gostar de notícias, e ser o menos preconceituoso possível.

Um jornal impresso demora em média de 10 a 14 horas para ficar pronto, isso é uma das maiores dificuldades do jornalista, que é não poder atrasar. Por dia são impressos cerca de 17.000 exemplares, distribuídos em média 7.000 para Joinville e 10.000 para Florianópolis. Uma curiosidade é que a última parte que é impressa é a capa do jornal, porque pode ter novidades de última hora.

Nessas últimas semanas, nós começamos a produzir reportagens sobre diversos temas, na qual iremos juntar todas e fazer um jornal, que será distribuído pelo Colégio de Aplicação, e o Notícias do Dia pretende fazer uma reportagem falando sobre o nosso jornal e a nossa visita.

Com essa experiência, vimos como os jornalistas trabalham e suas dificuldades do dia a dia. Reparamos também que eles não trabalham sozinhos, mas em grupo, um ajudando o outro. Acho que essa visita nos ajudou a melhorar nossas reportagens que construímos nas aulas de português. Aprendi a dar valor a um jornal impresso, não imaginava que dava tanto trabalho.


Comentários