Pular para o conteúdo principal

Nova cidade de Itá, Bom ou Ruim?


por Nadjni,


No dia 17 de Maio fizemos uma viajem até a cidade de Itá (no oeste catarinense), com o objetivo fazer entrevistas com pessoas que foram atingidas pela barragem. Faço parte de uma equipe de Iniciação Cientifica do Colégio de Aplicação das oitavas séries, e estamos procurando saber sobre o porquê da construção da hidrelétrica.

Lá fizemos muitas entrevistas com várias pessoas, idosos jovens enfim , moradores da cidade de Itá, que costumavam frequentar as festas, reuniões, encontros, que aconteciam na cidade antes do alagamento para a construção da uma barragem.

 Nas entrevistas, muitas pessoas  falaram que a construção da hidrelétrica  foi uma coisa boa , deixaram claro que o comércio cresceu, dando oportunidade de emprego,e mais área de lazer. Também, afirmaram que  houve muitos danos aos moradores, como por exemplo pessoas que perderam suas terras e que também não foram indenizados e tiveram que se mudar para outros municípios.

Com a construção da nova cidade de Itá, alguns moradores atingidos pela barragem contaram que perderam contato com amigos de infância que acompanhavam suas vidas desde quando nasceram, e lugares que hoje deixam saudades devido a infância que tiveram naquele lugar.

Entrevistamos pessoas que também se emocionaram falando de suas vidas e do que  mudou depois da construção da hidrelétrica.

Na minha opinião a construção da hidrelétrica teve benefícios e teve danos, mas acho que por um lado foi bom para a cidade, porque se tornou uma cidade turística e com novos lugares de lazer como por exemplo o Parque Thermas de Itá.

Em nossa pesquisa de campo visitamos o MAB (movimento dos atingidos por barragens), no município de Abdon Batista, que nos explicaram que este movimento social tem como objetivo defender projetos, ou seja, defender o direito dessas pessoas atingidas pela  construção da barragens.

Comentários