Pular para o conteúdo principal

Liberdade de opressão?


por Valentina,

A base de uma organização democrática é o direito de manifestar  livremente suas opiniões, havendo assim igualdade para que todos possam expor suas ideias e exercer seu papel político dentro da sociedade.

Mas, até que ponto somos realmente livres para dizer o que quisermos?

Para nos considerarmos cidadãos livres, temos que ter para nós que a liberdade é algo da consciência de cada um. Liberdade não quer dizer direito, temos total liberdade para infringir a lei, mas não temos o direito de sair impunes dela, ou seja, só podemos nos considerar livres quando soubermos definir nossos limites em relação a nós mesmos e aos demais.

Se todos fossem possuidores de uma total liberdade, sem restrições, ninguém mais seria livre de ouvir o que não quer, não teríamos mais o direito de reclamar quando somos alvo de julgamentos equivocados, ou preconceituosos. A liberdade da qual falamos, é a simples liberdade de escolha: manifestar-se é uma opção sua, mas se perante a lei sua atitude for julgada preconceituosa, você será igualmente punido por ela, e ninguém pode exercer supremacia sobre o dever de respeitar a diversidade de religião, etnias, ou opção sexual, por exemplo.

Liberdade de expressão é poder manifestar suas opiniões e reclamar seus direitos, exercer sua cidadania, mas o limite à ela deve ser imposto por nós mesmos. Liberdade não significa poder ridicularizar uma opção alheia, mas sim manifestar a sua. O limite existente para expormos nossas críticas é quando elas começam a oprimir os outros.

A liberdade não te dá o direito de criticar a religião de alguém, apenas o direito de seguir a sua, assim como não te permite julgar a opção sexual de uma pessoa, mas de escolher a que quiser. Ninguém pode manifestar seu preconceito e alegar que está expondo uma opinião, ou reclamar o direito à liberdade de expressão, pois por mais estranho que isso fique em uma frase, até a liberdade tem limites.                                                                                                                                                   
“Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela.” George Bernard Shaw.

Fontes:

Comentários