Pular para o conteúdo principal

Renato Tapajós


por Flora,

           Faz um tempo, que a professora Lisiane de português, leu para nossa turma o primeiro capítulo do livro ´´Por um pedaço de terra´´, onde conta a história de um fotógrafo chamado Júlio que é convidado por uma revista do MST para tirar fotos da passeata, no Sul do Pará, na qual o autor Renato Tapajós, narra através do personagem Júlio, a tragédia ocorrida com as pessoas envolvidas.

           Após ouvir o livro que a professora leu pra gente, pediu que pesquisássemos a biografia do autor, Renato Tapajós. Quando busquei a biografia , e a li, achei interessante, pois vi que foi um homem que lutou para ser o que é atualmente, ou seja, um grande escritor de livros para o público juvenil quanto ao público adulto, e é por isso que gostaria que soubessem quem foi Renato Tapajós, então, em um pequeno resumo que produzi, vocês irão conhecer um pouco dele.

            Renato Tapajós nasceu em Belém do Pará, em 1943. Em sua adolescência dedicou-se às três paixões de sua vida: o cinema, a literatura e a política. Aos dezenove anos se mudou para São Paulo, onde iniciou o curso para engenharia, mas mudou para Arte Dramática e decidiu finalmente cursar para Ciências Sociais. Enquanto estudava, participava de uma organização clandestina contra a ditadura, e por causa disto, ficou cinco anos na prisão. E nessa mesma época fez seu primeiro livro ´´Em câmera lenta´´. Na década de 1980 se associou com uma produtora de vídeo, onde fez inúmeros filmes, documentários e vídeos. Atualmente Renato Tapajós dedica-se à literatura juvenil, escrevendo em seus livros uma nítida preocupação de lutar por um mundo mais justo.  

Comentários