Pular para o conteúdo principal

Manezinho da Ilha



por Gabriela Raupp


Oi gente!

Essa é a minha primeira postagem no blog, fiquei pensando qual seria o assunto que eu iria abordar no meu texto, pensei em algo que envolva a história de Floripa, que tal sobre os MANEZINHOS DA ILHA? Desde o início das aulas, estamos estudando sobre algumas culturas, mas muitos alunos não fazem nem ideia do  que é termo manezinho.

Manezinho é o termo que as pessoas usam para identificar os nativos de Florianópolis, é o diminutivo de “Mané”, que provavelmente vem de “Manoel”, uns dos nomes mais comuns de antigamente em Floripa. Os manezinhos estão desaparecendo empurrados pela onda de migrantes gaúchos, paulistas, brasileiros de outras plagas e estrangeiros que vêm em busca de uma vida mais calma, junto ao mar e à natureza.

Hoje em dia é difícil de encontrar um nativo que fale com aquele forte sotaque rápido e cantante, e com aquelas gírias que ninguém entende. Você já ouviu falar na famosa expressão “mofas com a pomba na balaia” ? Essa expressão significa "não atingirás o teu objetivo". Um exemplo é quando as mulheres de antigamente, costumavam fazer roscas enfeitadas nas formas de animais como pombas e aves ou redondas. Elas saiam para vender, colocavam suas roscas dentro de um balaio e quando a venda não era a esperada, as pombas podiam mofar (ficar velhas) e tinham que ser jogadas fora, ou seja, o objetivo da comercialização, não era atingido.

Existem muitas outras gírias famosas e engraçadas espalhadas pela nossa região, muitos manezinhos acham que não falam gírias, mas alguma expressão ou palavra falam no seu dia a dia, sem nem saber que veio desde os antigos.

Comentários

Leonardo Santos disse…
Os manezinhos estão sumindo cada vez mais, e pouco se dá valor para os nativos de Floripa, pois com o passar do tempo vieram muitas pessoas de outras culturas para cá, e isso fez com que a cultura nativa fosse desaparecendo.

Essa nova geração de manezinhos (como eu) não tem o costume de falar gírias que são a "marca registrada" dos manézinhos. E acho que daqui a algum tempo essa cultura irá desaparecer, então achei muito interessante você ter lembrado isso, fazendo esse belo texto. Parabéns!