Pular para o conteúdo principal

A ideia de subdesenvolvimento



por Gabriela, 

O subdesenvolvimento nos traz uma ideia de pobreza, praticamente todos olham com esses olhos e quase ninguém pensa como começou o subdesenvolvimento ou aonde surgiu o termo. No subdesenvolvimento  encontramos países que não tem tanta industrialização como os países desenvolvidos. 

São aqueles que possuem o IDH (índice de desenvolvimento humano) baixo. Eles vivem a maioria das atividades primárias (como a agricultura).  Mas não necessariamente apenas em países subdesenvolvidos existem  pessoas com baixas condições,  há aquelas que estão com mais condições que os outros. Existem pessoas que acham que é um estágio que esses países estão passando, mas não normalmente esses países não se tornarão desenvolvidos e tudo pelo fato do colonialismo onde a metrópole explorava a colônia, acabou tirando todas as riquezas desses países que hoje são subdesenvolvidos. 

Existem outros fatores que contribuem para a existência do subdesenvolvimento coisas como a dívida externa e a corrupção ajudam também. O termo surgiu após a 2ª Guerra Mundial e faz parte de uma regionalização econômica onde no Norte estão os países desenvolvidos e no Sul , os subdesenvolvidos.

Comentários