Pular para o conteúdo principal

VOCÊ SABE O QUE É ANARQUISMO?

por Beatriz, 

Anarquismo é uma organização social livre, que não reconhece nenhum tipo de legislação, ou seja, sem governo. Ele foi feito por causa das limitações impostas pela sociedade capitalista, que é a que vivemos hoje. Os anarquistas falam que no capitalismo você não faz o que quer, você faz o que te mandam fazer, que desde que você nasce tudo ao seu redor tem função de limitar seus atos.

Já o capitalismo é um sistema socioeconômico, onde você pode conseguir tudo a partir do seu trabalho, em que os meios de produção e o dinheiro são propriedade privada, ou seja, tem um dono.

Como a gente pode perceber esses dois sistemas são completamente diferentes, afinal, um não quer regras, não quer leis, quer uma sociedade completamente livre. Já o outro possui leis, regras, é uma sociedade onde tudo é privado, tudo tem dono. E por causa dessa grande diferença, há conflitos entre eles.

Você sabia que no inicio do século XX, ocorreu aqui no Brasil o auge do movimento anarquista?  Houve confrontos, passeatas, greves, etc.

Com essa grande propaganda do anarquismo, mais pessoas estavam adotando as ideias libertárias. E diante do crescimento desse movimento, o governo pôs em prática dezenas de leis anti-anarquistas, houveram até confrontos diretos, ou seja, lutas entre esses dois sistemas. Vários estrangeiros foram extraditados, acusados de “anarquistas”. E os anarquistas brasileiros foram presos, já que não podiam ser expulsos do país.

E você, esta do lado de qual dos dois sistemas???



Comentários

Valentina disse…
Ótimo seu texto, Bia. Independente do tipo de sistema que a pessoa defende, o importante é lembrar que se ela é a favor de uma melhor forma de ORGANIZAÇÃO SOCIAL, isso jamais pode ser imposto com violência. Como uma sociedade pode se transformar a partir de agressão e brutalidade?
Rhanna disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rhanna disse…
Ótimo texto! Eu já tinha ouvido falar sobre o anarquismo, mas não sabia direito o que era.
Na minha opinião, deve haver regras. Caso contrário, qualquer pessoa poderia fazer o que quisesse, inclusive matar e roubar.