Pular para o conteúdo principal

A aldeia Suruí


por Gabriela, 

Há alguns dias o professor Fernando, de história, passou uma tarefa para casa onde deveríamos pesquisar sobre determinada tribo indígena, estávamos trabalhando sobre  diversidade e choque cultural em nosso país.  Minha tribo foi a dos Suruí que hoje estão localizadas ao norte de Cacoal (Rondônia), até Aripuanã (Mato Grosso). Cada aldeia da tribo Suruí possui entre 30 a 200 indivíduos, eles vivem em casas simples , de madeira com telhado de zinco, mas os habitantes preferem as arquiteturas tradicionais, mas isso não é possível porque não existe matéria prima.

Hoje o povo indígena Suruí possui em torno de 920 pessoas, divididas em onze aldeias. O trabalho é dividido. As mulheres fazem artesanato, como cerâmica, colares, tecidos e cestos, já os homens também trabalham com artesanato, produzindo flechas. Um objeto que muita gente já viu, mas não sabe o nome e que e muito usado pela aldeia Suruí é o tembetá objeto usado abaixo do lábio por homens e mulheres, este objeto entre outros faz parte de sua cultura.

O primeiro contato com os brancos foi em 1969, com esse contato foi aparecendo doenças transmitidas com os brancos e com isso o número de habitantes cada vez menor. Vimos com o final do trabalho que muitas tribos não estão com a mesma quantidade de habitantes que muitas estão desaparecendo, percebemos também que cada cultura tem diferenças.


Referências:
http://www.aquaverde.org/por/surui.shtml
http://pib.socioambiental.org/pt/povo/surui-paiter

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado ajudo muito.
(: