Pular para o conteúdo principal

Rock in Rio


Eryck Schmitz e Luisa Córdova

Apesar de ser mundialmente famoso, o Rock in Rio foi criado no Brasil, no ano de 1985 pelo empresário Roberto Medina. O primeiro Rock in Rio foi feito no Rio de Janeiro (RJ) entre 11 e 20 de janeiro de 1985. O terreno onde foi construído o palco (perto do Rio Centro, próximo de Jacarepaguá) ficou conhecido como a Cidade do Rock e foi até então o maior palco do mundo. A infra-estrutura do evento era gigantesca: possuía dois imensos fast-food, dois imensos shoppings, dois atendimentos médicos e um espaço para mais de 1,5 milhões de pessoas. 

Rock in rio - 1985
Tal evento se tornou famoso por que antes nenhuma estrela da música vinha até a América do Sul, então era uma chance única aos brasileiros e as pessoas dos países vizinhos de ficar perto de seus ídolos. 

O Rock in Rio também é uma plataforma de atuação socioambiental, por meio do conceito “Por um Mundo Melhor”. Os investimentos vindos da venda de ingressos das nove edições realizadas no Brasil, Portugal, Espanha e outros países, serviram para ações socioambientais, como o plantio de 40 mil árvores, a construção de uma escola na Tanzânia, um centro de saúde no Maranhão, a formação de 3,2 mil jovens que cursam o ensino fundamental no Rio de Janeiro, entre outros exemplos.

A fama foi tão grande e resultou tão positivamente que no ano de 1991 foi providenciado o Rock in Rio II e em 2001 o Rock in Rio III. Depois disso o evento se internacionalizou e foi parar em Lisboa (Capital de Portugal) em 2004 e continuou até 2008 quando pela primeira vez teve um Rock in Rio em dois lugares ao mesmo tempo: na Espanha e em Portugal. O espetáculo continuou assim em 2010, mas em 2011 decidiram trazer novamente para o Brasil.

Dessa vez o evento aconteceu nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e nos dias 1, e 2 de outubro, no Rio de Janeiro, em uma nova Cidade do Rock. O evento estava marcado para acontecer no ano de 2014 junto da COPA, porém a pedido da prefeitura da cidade o show foi antecipado em três anos (2012). 

Novamente a infra-estrutura era surpreendente! O Rock in Rio deste ano era composto por três palcos que eram ocupados todos ao mesmo tempo: O palco Mundo (para as atrações principais), o palco Sunset (para as secundárias) e o palco de música eletrônica. Além disso, na Rock Street (rua rock) possuíam lojas, restaurantes, atendimentos médicos e bares.

Apesar de ser pensado como um espaço do rock, o Rock in Rio IV teve a participação de estrelas do Pop internacional como Katy Perry, Kesha, Rihanna e artistas do Axé como Claudia Leite e Ivete Sangalo. Essas mudanças deixaram o público rockeiro decepcionado, mas para compensar puderam ver de pertinho os seus ídolos, como Red Hot Chilli Peppers, Slipknot, Metallica, Capital Inicial, Motorhead e entre outros.
Alguns artistas da edição deste ano:

 Seqüência: Katy Perry , Kesha, Rihanna, Red Hot Chili Peppers
Então, esperamos que vocês tenham gostado do nosso texto.

Quem vai no próximo Rock in rio?!
Fontes:
Crédito das imagens:
HTTP://www.lastfm.com.br/music/Rihanna/ acesso em 15.nov.2011.
http://atrevida.uol.com.br/divirta-se/se-liga/keha-vai-se-apresentar-no-rock-in-rio/  acesso em 15.nov.2011.
http://www.resuminhobasico.com/index.php/katy-perry-rock-in-rio acesso em 15.nov.2011

Comentários

Anônimo disse…
meu texto!! (e da luisa)