Pular para o conteúdo principal

Obrigado... Parte II


Prof. Fernando Leocino [1]

O ato de falar, de se comunicar nunca deve/pode ser problema para um professor.  Nossa profissão depende dele, mas hoje como em tantos dias trabalhando com essas turmas a voz falta, dessa vez não em ter que pedir silêncio para mais uma aula, para mais um aviso aos navegantes, ou um aviso paroquial, mas por outro motivo, a emoção. Tenham a certeza que estou tão feliz quanto vocês, senhores e senhoritas das mentes iluminadas. Sinto-me feliz porque a história, ou melhor as histórias dessas turmas se misturam a minha própria história de professor no CA.

Conhecemos-nos há quase dois anos, quando essas turmas também começavam a se conhecer após as mudanças e misturas ao fim da 6ª. série.  Eles tiveram que se adaptar, aprender a ter novas relações, mas não somente eles, eu também. Eu ainda professor substituto, em início de carreira, não tinha, acreditem, como não temê-los.  

7A - 2010

Na medida em que as aulas passavam iam me conhecendo e eu a eles, mas o mais importante é que no convívio de cada dia eu me reconhecia como professor. Muitos foram os dias de angustias, desafios e enfrentamentos diante dos planos de aula que inventava e reinventada para que significassem o sentido de estudar História. 

Aprendi muito com vocês, seres das mentes iluminadas! Por isso hoje venho agradecer. Agradecer é um ato tão simples, mas dessa singeleza que se reconhece que nunca andamos só. Com vocês me senti efetivamente professor, na medida em que os dias iam passando que me sentia o educador, o articulador, o que apontava caminhos, possibilidades, diversidades. Fizemos ótimas trocas, e hoje tenho dúvidas se mais ensinei ou aprendi. Obrigado... obrigado pelo carinho, pelo respeito, por aceitarem e embarcarem comigo no universo da curiosidade, dos questionamentos, na busca do passado para problematizar nossas vidas no presente.

Espero não ser lembrado apenas como o “prof.” que revirava a lixeira para explicar o que é um fonte histórica, ou aquele que volta e meia inventava algum mirabolante jogo, ou mais um dos tantos desafios de História, que torava a paciência com os comentários interminaveis dos textos do blog, que ora resolvia incorporar figuras como Lutero, Henrique VIII, Calvino, ou ora outra os forçava representar dioulas, escravos da palhota, ou Montesquieu, Rousseau ou Voltaire. Gostaria sim, e espero ter significado tudo isso como meio para a possibilidade de verem o mundo de forma crítica, questionadora, problematizadora e comprometidos com a construção de um mundo melhor.

Não esqueçam senhores e senhoritas do “penso, logo existo!”. Tenham a certeza do mundo de possibilidades de transformação que o futuro os reserva. Sejam felizes... sejam críticos... sejam curiosos... sejam questionadores... e nunca esqueçam que: Cuidado, muito cuidado, tudo que se vê pode não ser... será?

Equipes do Blog - 8A - 2011
 

[1] Mensagem proferida aos estudantes-pesquisadores-iluminados antes da entrega de certificados do Ensino Fundamental, em 21.dez.2011, no Centro de Eventos Guarapuvu/UFSC.

Comentários

Natália disse…
Professor, pode ter certeza que tu nunca seras esquecido...

Beijos, Natália
Nossa Fernando... Emocionante! Também quero estudar história na 8a série do CA. Obrigada por tudo.