Pular para o conteúdo principal

Harry Potter


Juliana Neves
Hey, galera! Tudo bem aí?
Então, hoje estou aqui, mais uma vez, para publicar mais um texto. E, dessa vez, publico a vocês uma resenha feita por mim na aula de Língua Portuguesa (com a prof. Nara), sobre uma das maiores séries de livros dos últimos 20 anos: Harry Potter. No começo, com o seu primeiro livro lançado em 1997, fez muito sucesso nos Estados Unidos e Reino Unido, logo se espalhando pelo mundo todo, e ganhando sua versão cinematográfica.
De todos os 7 livros, o que pessoalmente mais gosto, é o quarto livro: Harry Potter e o Cálice de Fogo. E, por isso, escolhi fazer uma resenha sobre este livro, comparando-o um pouco com o filme. Acredito que muitos dos fanáticos potterianos concordariam comigo que o quarto livro da série é o melhor.

 A escritora J. K. Rowling, muito famosa por sua autoria na saga de livros Harry Potter, nos surpreendeu com o quarto livro da série, lançado em 2001. E, assim como todos os outros livros de Harry Potter, ele ganhou a sua versão para os cinemas, que foi divulgada em 2006 e dirigida por Mike Newell.
A história inicia-se com a narração de um dos muitos sonhos de Harry (Daniel Radcliffe) relacionados com o poderoso “Lorde das trevas”, que estava retomando seu espaço no mundo da magia e que idealizava planos para o seu retorno. Porém, para que isso se tornasse concreto, Lord Voldemort (Ralph Fiennes, o “Lord das Trevas”) necessitaria do sangue de Harry e, em seguida, a sua morte. Então, primeiramente ele precisaria de servos que fizessem o trabalho difícil. Contudo, não eram apenas sonhos; tudo que o jovem Harry sonhou, com seus 14 anos, que ainda estudava no quarto ano da escola de magia e bruxaria de Hogwarts e agora se deparava com um importante torneio que estava por acontecer na mesma, estava acontecendo na realidade. E ele não sabia disso.
Rowling foi bem detalhista ao narrar a história do livro; contou sobre cada dia, cada acontecimento anormal, cada briga que ocorria entre os melhores amigos de Harry, Rony Weasley e Hermione Granger, interpretados por Rupert Grint e Emma Watson, respectivamente, cada carta preocupada de seu padrinho perguntando-lhe sobre o que anda acontecendo, todo o processo de como Harry Potter entrou para o Torneio Tribruxo e de como superou cada tarefa e desafio do mesmo... Muitos desdobramentos são feitos durante as muitas páginas do livro que, apesar de extenso, é empolgante e, ao mesmo tempo, misterioso (pois outros questionamentos são feitos, e as respostas só são reveladas nos livros seguintes). Sua linguagem é um tanto culta, mas nada que dificulte a compreensão da história, e a presença de palavras mágicas (como grindylow, Avada Kedavra, quadribol, Lumos, etc.) faz o leitor se sentir ainda mais na vida dos bruxos.
E, no filme, o diretor Mike Newell procurou ser fiel ao livro, porém falando e focando mais nas incríveis tarefas do Torneio Tribruxo junto com a performance de Harry, além de mostrar bem as sutis pistas do plano de Voldemort e de sua conclusão.
Juntando os dois (filme e livro) a história de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” pode ser considerada uma junção de gêneros, ou seja, há ação, aventura, drama, ficção, suspense... Simplesmente brilhante!”
Outubro de 2011
Espero que tenham gostado, e que isso os ajude a conhecer um pouco mais sobre o livro e o filme (para os que não viram, nem leram). Mas... ainda fico curiosa: o que acharam? Já leram o livro, ou já viram o filme? É um fã de HP também? Comente!
Beeijos
Crédito das imagens:
Daniel Radcliffe:http://imagens.us/atores/daniel-radcliffe/ acesso em 27.nov.2011.

Comentários