Pular para o conteúdo principal

Compro, logo existo!...

Por Camila Maia
Oi gentee, tudo bem?

Então, faz tempo que não posto textos, mas hoje estou aqui para falar um pouco sobre o período do iluminismo, mas também da atualidade em que vivemos.

Por volta do século XVII, surgiam na Europa os primeiros pensamentos iluministas. Esses pensamento/ideias tinham como objetivo “iluminar” a sociedade da época, mudando seu jeito de pensar, e mostrando, dentre outras coisas, que nem sempre Deus servia como explicação para tudo.

Então, no século XVIII esse movimento se intensificou, influenciando na “Revolução Francesa” e outros movimentos sociais. Por causa dessa intensificação que ia ocorrendo, com a aceitação por parte da população, o século XVIII passou a ser conhecido como século das luzes.

Assim, foram se revelando os filósofos iluministas, que tentavam expor suas ideias para o resto da sociedade, entre eles: Montesquieu, Rousseau, Voltaire, Diderot...

Tendo isso por base, nosso professor de História (o Fernando) desafiou-nos num trabalho: Ao escolher um dos filósofos daquelas épocas, deveríamos fazer um audiovisual mostrando como ele analisaria a sociedade atual. Precisaríamos refletir sobre suas projeções de mundo, e analisar se estas são concretizadas atualmente em nossa sociedade.

O filósofo escolhido pelo meu grupo foi René Descartes (nascido na França, e considerado “fundador da filosofia moderna”), por um pensamento que nos chamou atenção: “Penso, logo existo”.


Nosso objetivo (meu, Carol Gómez e Júlia Juchem) era comparar esta frase (que pesava naquela época, procurando demonstrar que somente do ato de pensar é que o ser humano passava a existir) com outra que hoje em dia descreveria nossa sociedade: “Compro, logo existo”, afinal... Você existe sem que todos os dias compre alguma coisa?

No sistema em que vivemos (capitalista), é quase impossível não consumir, não comprar, porque se você não compra é classificado como fora do padrão, fora do sistema. Não é considerado “cidadão” da nossa sociedade.

Com essa ideia em mente, montamos o seguinte audiovisual:


E você, o que pensa de tudo isso? Acha certa essa ideia de “Compro, logo existo” na nossa sociedade atual?

Até mais,
Camila ;]


Fontes:

Créditos da imagem:

Comentários

Anônimo disse…
Muito legal garotas!Vcs tem mt potencial!Permaneçam assim!