Pular para o conteúdo principal

Aprendendo Física

Por Júlia Carioni

Oi gente, venho hoje aqui em clima de despedida, a final o ano está acabando! Para fechar com chave de ouro, resolvi trazer uma amostra do que estávamos estudando na disciplina de Ciências (com a prof. Giselle): A física, matéria essa que estudaremos ano que vem com mais profundidade. Por isso a importância da leitura deste texto.

Aristóteles
Tudo começa quando um físico, Aristóteles, que afirmou que se dois corpos de massas diferentes fossem jogados de certa altura, o que possuísse maior massa tocaria o solo primeiro.

Ex: Se jogarmos uma pena e uma maçã do alto da Torre Eiffel, o objeto de maior peso, no caso a maçã, chegaria ao chão primeiro por conter uma massa mais elevada.



Galileu Galilei
Já o Italiano Galileu sugeriu que em um ambiente sem ar, dois corpos não importa a massa, caem ao mesmo tempo, sofrendo somente a força da gravidade.

Ex: Se retirarmos o ar do planeta terra, e lançarmos novamente a pena e a maçã da Torre Eiffel, os dois objetos cairiam ao mesmo tempo.

 O que possibilita o citado acima é a resistência do ar. 


 
Mas o que é a resistência do ar?
É a oposição que o ar faz diante dos movimentos:
 - Quanto maior a área do objeto, maior a resistência do ar sobre ele e menor a velocidade da queda.
- Quanto menor a área do objeto, menor a resistência do ar sobre ele e maior a velocidade da queda.

Vejamos agora alguns conceitos:

-  Queda livre: é a queda de corpos sem a resistência do ar, ou seja, no vácuo.

-  Força resultante: Para entendermos o que significa força resultante é necessário que a gente saiba o que é uma grandeza e os seus tipos. Grandeza é tudo o que pode ser medido, dentro dela tem a grandeza escalar que é, por exemplo, os 25 km, e a grandeza vetorial que necessita de um módulo uma direção e um sentido.

-  Inércia: Ou seja, a primeira lei de Newton, onde ele afirma que: Um corpo parado tende a ficar parado assim como um corpo em movimento tende a ficar em movimento. Por isso concluímos que inércia é uma força que não permite alterações no estado de movimento de um objeto.

- Força de atrito: Força que está presente na superfície dos corpos quando ocorre um movimento. Ex: se colocarmos uma borracha em uma superfície lisa ela cairá ao chão com mais facilidade, porém se colocarmos em uma superfície áspera a borracha cairá com mais dificuldade, isso por causa da força do atrito.
Então pessoal gostaram? Lembrando que esse texto pode ajudar aqueles que por alguma razão irão ficar em prova final! Vou me despedindo por aqui, com muita dor no coração e pretendo criar um blog nessas férias!

Beijãooo da Julinha.
Fonte:
Anotações do caderno de Ciências.

Comentários