Pular para o conteúdo principal

Skate


Por Alexande Bento

Tão gente!
Hoje vou falar sobre um desporto bem conhecido pelas crianças, adolescentes e adultos do século XX, que é o Skate.

Skate é um desporto que foi inventado na Califórnia, que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape, composta ainda de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de trucks. Com o skate dá para executar manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. O skate é considerado um esporte criativo e radical, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

O Skate é formado por:

Shape - É a tábua de madeira que serve como base para as manobras, e para controlar as outras partes do Skate. O shape é dividido em duas partes: nose (parte da frente do Skate), e o tail (parte de trás do Skate), que tem uma inclinação que pode variar conforme os shapes.

Trucks - são os eixos do skate, a parte onde se encaixam as rodas, os rolamentos e o amortecedor que diminui os impactos de um pulo.

Amortecedores - São quatro (um par por truck) em cada skate: que são colocados na partes superiores pontiagudas dos trucks; dois em formatos circulares.

Rodas - As rodas são uma das peças mais importantes tendo em conta a velocidade do nosso Skate. Servem para fazer o contacto do Skate com o chão, logo podem influenciar em muito o andar do nosso Skate. O tamanho das rodas é muito importante, rodas maiores são mais estáveis porém menos velozes, são indicadas para iniciantes. Rodas menores possuem maior velocidade, porém se perde a velocidade mais rápida e possuem menor estabilidade e são melhores para chão liso.

Rolamentos - Permitem as rodas girarem livremente e, portanto o deslize do skate no solo. Hoje em dia existe uma grande variedade de rolamentos, que apresentam uma graduação que se chama abec. Esta graduação permite diferenciar os rolamentos entre si.

Parafusos, lixa e bases para os Trucks - Para completar um Skate faltam ainda os parafusos para prender os Trucks à tábua de Skate, a lixa para colar na parte de cima da tábua e que nos dá uma ajuda preciosa para agarrar o Skate e as bases de borracha para os trucks, que servem para absorver o impacto que existe entre os trecos e a tábua de skate.

Existem muitas modalidades de Skates, algumas delas são: Street, Freestyle, Vert, Downhill (Downhill Slide, Downhill Stand-up, Longboard downhill) e Mini-rampas.

E para representar a nossa querida cidade nos melhores e maiores campeonatos de Skate temos o garoto prodígio Pedro Barros que já com três anos andava de Skate. Ele esteve presente no primeiro Campeonato mundial amador que rolou em nossa cidade, no bairro do Rio Tavares.  

Pode se dizer que nossa cidade apóia os esporte, com bons e apropriados lugares para andar:

Imagens da pista do Bairro Santa Mônica


Vídeo interessante para curtir:



Fontes:

Credito da imagem:

Comentários

Camila Maia disse…
Ótimo texto Alexandre,
Acho muito legal quem anda de skate porque parece tão difícil pra mim, e tem gente que anda bem e com facilidade. Acho interessante que nossa cidade tenha essas pistas, e que os jovens pratiquem esse esporte. Parabéns.
Bjs Camila.