Pular para o conteúdo principal

O petróleo no Oriente Médio


Por Júlia Carioni

Oi pessoal, como já diz o título o texto fala sobre o petróleo no Oriente Médio, e a sua exploração...

No Oriente Médio a exploração do petróleo foi iniciada no século XX, ganhando forças após a Segunda Guerra Mundial com a exploração das enormes jazidas na Árabia Saudita, fazendo com que a região se tornasse a maior produtora mundial de petróleo. O petróleo se tornou tão importante, porque movimenta grande parte da frota mundial de automóveis, além dos veículos de transporte de carga, bem como muitas indústrias. A maioria dos países investe hoje em outras fontes de energia com o objetivo de reduzir a dependência do combustível fóssil (petróleo). 


 A exploração nessa região passou por duas fases:

 - Primeira: (Até o final da década de 1950), todo o ciclo de exploração, transporte e comércio do petróleo e do gás natural eram controlados por multinacionais européias e americanas. Essas empresas conhecidas como as sete irmãs, pagavam royalties para o governo dos países do Oriente Médio para poderem explorar o petróleo.

- Segunda: (Teve início à partir de 1960), os maiores produtores de petróleo da região criaram a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), para ter maior controle e influência sobre a exploração e os preços do produto no mercado mundial. Esses países romperam com as multinacionais da Europa e EUA, passando a controlar o processo.

Apesar disso devido à importância estratégica dessa região como fornecedora de petróleo, faz com que países como EUA, França e Inglaterra interfiram política e militarmente na região para garantir o fornecimento aos mercados consumidores.

O petróleo gerou muita riqueza para o Oriente Médio, no entanto existe grande desigualdade na distribuição desta riqueza. A maior parte da população vive em condições precárias, com a renda concentrada em uma pequena elite. Apenas um pequeno percentual dos lucros da indústria petrolífera é investido em outros setores, como a indústria e agropecuária. A agricultura é pouco desenvolvida na região, também por conta do clima seco e da existência de poucas áreas irrigadas. A maior parte dos alimentos é importada. A criação de ovelhas e cabras tradicionalmente realizada pelos nômades ainda possui alguma importância, apesar da redução que essa atividade vem sofrendo em virtude da migração dos jovens das zonas rurais para as cidades atraídos pelo trabalho relacionado ao petróleo. 

Então é isso pessoal, espero que vocês tenham gostado... Beijos

Fonte:
BOLIGIAN, Levon (et.al) Geografia Espaço e Vivência - 8º ano, 2010, p. 160-1.

Comentários

Anônimo disse…
obrigada.. tirou minhas duvidas...