Pular para o conteúdo principal

Pokémon, eu escolho você!


Juliana Neves

Quem nunca assistiu Pokémon quando ainda era criança? Ou pelo menos, nunca ouviu falar nesses pequenos monstrinhos com poderes incríveis? Pois muita gente passou sua infância assistindo pela televisão os diversos episódios de Pokémon. Eu, por exemplo, sou uma delas. E hoje estou aqui para mostrar a vocês um pouco sobre eles, que fizeram tanto sucesso entre os que hoje já são adolescentes, e as crianças da atualidade. Acredito que, assim como o Bob Esponja (ver também: http://ed8a.blogspot.com/2011/08/bob-esponja-calca-quadrada.html), Pokémon foi um dos desenhos mais marcantes para a memória dos alunos.


Então, se você não conhece, vamos a uma breve história sobre eles.

A palavra “Pokémon” vem das palavras em inglês “pocket monsters”, literalmente “monstros de bolso”; criados em fevereiro de 1996 pelos japoneses Satoshi Tajiri e Ken Sugimori (um programador de jogos e outro desenhista e designer). Sua fama começou com simples jogos de RPG para o vídeo-game Game Boy, na época, o mais moderno. A empresa japonesa Game Freak (hoje, parceira da Nintendo) foi a principal produtora e vendedora da série dos Pokémons, tendo seu avanço nas vendas meses depois de seu lançamento nas lojas do Japão.

O primeiro jogo lançado foi o Pokémon: Red and Blue, em que o objetivo seria se tornar o campeão da Liga Pokémon, completando a sua pokédex (lista de todos os pokémons existentes na região), vencendo todos os 8 ginásios, explorando todas as cidades, capturando e evoluindo seus pokémons e até possibilitando a troca de pokémons via Game Link, em que a conexão era estabelecida entre dois Game Boys, para que se pudesse batalhar entre amigos e trocar pokémons que eram exclusivos para cada versão (ajudando, então, a completar a sua pokédex). Essa versão foi responsável pela venda de 32 milhões de cópias no mundo e se tornando o jogo mais vendido para Game Boy


Após a explosão que houve na mídia japonesa por causa desses monstrinhos, Tajiri e Sgimori resolveram criar um anime (ver também: http://ed8a.blogspot.com/2011/08/naruto.html) para a série, tendo sua primeira exibição no final da década de 1990, e como personagem principal Ash Ketchum e seu parceiro Pikachu. Após a primeira temporada, outras foram surgindo e, com elas, vários filmes com o mesmo enredo dos animes, porém, de um jeito mais envolvente e sério. No total, foram lançados treze filmes e 8 temporadas de animes para a televisão.

Ainda que seja provável que uma pessoa que não conhece a série de jogos não compreenda totalmente o objetivo dos jogos ou a essência de criar um Pokémon e evoluí-lo acredito que todos podem um dia entender a felicidade de se tornar o campeão da Liga Pokémon. Assim como Ash e sua turma fazem, e essa é mensagem passada pela série,  só é preciso um pouco de dedicação, vontade e paciência, o que todos deveriam ter para cumprir seus objetivos durante a vida. Ah, e claro, um espírito de aventura como nenhum outro e a companhia de amigos tão importantes e fiéis como são os pokémons, faria qualquer um conseguir seguir em frente em se tornar um herói como Ash, que nunca desistiu de seus pokémons e de sua vontade de se tornar o campeão.


E você, leitor? O que acha dos Pokémons? Já os conhecia? Fizeram parte de sua infância? Concorda que nos mostram como podemos manter uma amizade forte e como seguir nossos objetivos com persistência, dedicação e força de vontade? Comente!

Para saber sobre mais novidades Pokémons, segue o link (em inglês):

Fontes:
http://pokeland.net/redblue.html acesso em 25/09/2011.

Crédito das imagens:
- http://pokem0n-dreams.tumblr.com/ acesso em 01/10/2011.
- http://planetpokemonx.blogspot.com/2010/07/pokemon-red-blue.html acesso em 01/10/2011.
-  http://nipop.wordpress.com/2011/07/18/especial-pokemon-games-parte-1-pokemon-red-and-blue-green/  acesso em 01/10/2011.

Comentários

Camila disse…
Aah, muito bom Juliana!
Assim como você também amo Pokémon! Via os desenhos quando era criança, e confesso que a certo tempo venho jogando, e experimentando a sensação de participar da Liga Pokémon haha ;D Acho um anime legal, que para as crianças, pelo menos há certo tempo atrás estimulava a lealdade, a "justiça", amizade, etc.
Enfim, acho que seu texto explicou direitinho o começo da história Pokémon.
Bjss, Camila Maia
Anônimo disse…
Pokemon, tinha uma epoca que eu era viciado, agora é brm de vez enquando que eu vejo mas de vez em quando dou uma parada e vejo.
Tambem ja joguei, são muito massas os jogos.
Boa escolha Juliana

Felipe Bastos
Anônimo disse…
Oi Juliana! Ah, Pokémon fez parte da minha infancia! Lembro que assistia com meu irmão ainda, haha
Na minha opinião é um dos animes mais divertidos e que certamente passa uma mensagem bem bacana assim como vc disse no texto. E o Pikachu é muito fofo né? E era muito legal de ver a amizade dele com o Ash no desenho. Apesar das dificuldades q enfrentavam, sempre estavam um ao lado do outro. Enfim, saudades de Pokémon, rs
bjs, Maria Luiza.
Anônimo disse…
Eu gosto muito de pokemons, porém não gosto dessas novas temporadas gosto da classica com Ash e tal. eu ainda jogo pokemon até hoje, e o felipe também kkk. bom assunto gostei muito.

Jhontan.
Anônimo disse…
legal o assunto apesar de eu não gosta muito , mas eu assitia a este desenho sim e ja ouvi falar muito nele, até hoje haha beijos juliana , Miqueluzzi
Luan Alves da Silva disse…
Antigamente eu via bastante viciado e adorava o Pokémon, já hoje eu não gosto muito não, mas se não tiver mais nada de bom na tv eu até que vejo.
Gostei do texto.
Pablo de Souza disse…
Eu acho que Pokemon nao é uma coisa velha que nos nao vemos mais pois muitos ainda veem pokemon ou jogam como eu de vez em quando e olha alende lembrar da infancia os jogos sao bem viciantes.Olha é um otimo asunto e um bom texto.