Pular para o conteúdo principal

Desafio de História – Pensamentos iluministas

Por Prof. Fernando Leocino

Queridezas das mentes iluminadas!

Depois de alguns dias sem aula, é hora de voltarmos a “iluminar” nossos caminhos do conhecimento. Relembrando nossas discussões de sala, e lendo novamente os textos “Ciência: à procura das leis universais” e “A filosofia das luzes” (da historiadora Joelza Rodrigue), analise os documentos abaixo e responda (no caderno) as questões seqüenciais:

Documento 1 – A tolerância.


"Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (...). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as nossas leis imperfeitas, entre todas as nossas opiniões insensatas (...) que todas as pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição".

VOLTAIRE (François Marie Arouet). Tratado sobre a tolerância, 1763. In: Histoire. Colletion J. Monnier. Paris: F. Nathan, 1966.

O que esse documento nos faz pensar sobre a sociedade da época?
Que idéias iluministas aparecem nesse documento?


Documento  2 – A divisão dos poderes.


"Quando na mesma pessoa, ou no mesmo órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder executivo, não existe liberdade (...) E também não existe liberdade se o poder Judiciário (pode de julgar) não estiver separado do poder Legislativo (poder de fazer as leis) e do poder Executivo (poder de executar, de pôr em prática as leis)".

MONTESQUIEU (Charles-Louis de Secondatt). O Espírito das Leis, 1748. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1978, p.24.

Segundo o autor, o que garante a liberdade?
Para ele, qual era o papel do povo?
Essas idéias eram favoráveis ou contrárias à forma do governo existente na época na França?


Documento 3 – O contrato social.

 "Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante e já que a força não produz nenhum direito, restam pois, os contratos (pactos) para a base de toda a autoridade legítima entre os homens. (...) Já vimos que o poder Legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. (...)
O soberano pode, em primeiro lugar, entregar o governo a todo o povo ou à maior parte ao povo. Dá-se a essa forma de governo o nome de Democracia. Ou, então, pode entregar o governo nas mãos de um pequeno número, e essa forma tem o nome de Aristocracia".

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social, 1762. In: 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1978, p.28.

Em que o trecho Rousseau critica o absolutismo?
Segundo ele, em que se baseia a autoridade legítima?
O que são democracia e aristocracia?


Documento 4 – Luis XV – Rei da França, responde aos iluministas


"É exclusivamente na minha pessoa que reside o poder soberano, cujo caráter próprio é o espírito de conselho, de justiça e de razão. É só de mim que meus tribunais recebem a sua existência e sua autoridade. (...) É de mim unicamente que pertence o poder legislativo sem dependência, nem partilha".

Luís XV de Bourbon, ao Parlamento de Paris em 3 de março de 1766. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1978, p.22.

Que doutrina política esta presente nesse documento?
O que há de divergente entre as idéias de Luís XV e as de Montesquieu, presentes no doc. 2?


Questão-chave: Escolha um trecho de algum dos documentos (1, 2 ou 3) e faça uma breve relação com a atualidade. Achas que o que foi projetado pelos iluministas do século XVIII foi/está sendo concretizado na prática da sociedade em que vivemos? Justifique sua resposta! =D

Atividade para o dia 03.nov.2011.


BEIJO NO CÉREBRO! 

Comentários