Pular para o conteúdo principal

África

por prof. José Carlos,


Estudantes, o vídeo abaixo nos possibilita refletir sobre questões políticas e econômicas relacionadas ao espaço africano. Após assistir o vídeo com bastante atenção e rever nossos estudos, faça anotações que julgar relevante. Produza um comentário aqui no blog da turma. Abraços.



Comentários

Anônimo disse…
Maria Eduarda Vieira
Oiee Zé! Beleza? Tais fazendo uma visitinha ai no nosso blog é?
E então, com essa exploração dos europeus nesse meio tempo a África foi muito modificada, como aconteceu na América, foram aplicando outros modos de vida (culturalmente, religiosamente, etc.), até mesmo introduziram as plantations, que se caracteriza por ser monocultura (quer dizer produzem apenas um tipo de alimento), além de essa produção ser apenas para exportação (mercado externo) onde acarretava fome e desnutrição nos africanos, e também trabalhavam por poucos trocados (mão de obra mal remunerada).
Como disse no vídeo "ESSES PROBLEMAS SÃO CAUSADOS POR PESSOAS DE FORA DA ÁFRICA, QUE CHEGAM FAZENDO ISSO E AQUILO", essa frase mostra claramente que os europeus chegavam sem nenhum cuidado, desorganizando o que os africanos podem fizeram em anos e anos! E obviamente aplicando suas ordens e sua ocupação.
Maria Eduarda Vieira - 8ª A
beijos até amanhã
carol gomez disse…
A primeira entrevistada fala sobre bem o que estamos vendo na matéria de geografia, a construção do subdesenvolvimento na Africa. E também um pouco do que vimos no ano passado na disciplina de história com a estagiaria Angela. As questões da dominação, da maneira como os europeus colocaram tribos contra outras, ou apenas deram ferramentas para que as guerras tribais se tornassem mais intensas e desequilibradas.
Já o escritor Eduardo Galeno, dos quais lemos alguns textos, mostra o que seria uma visão do futuro, lançando questões importantes para o desenvolvimento sócio-econômico da America Latina. Pensar na Africa as vezes nos parece algo tão longe, tão distante da nossa realidade, que acabamos ignorando tudo o que acontece por lá. E acabamos não percebendo as semelhanças e diferenças que há entre esses dois grandes continentes.
Carol Gomez
José Carlos disse…
É isso Maria Eduarda gostei de sua análise. É interessante observarmos o papel da África na DIT ao longo do processo histórico. Um beijo.
José Carlos disse…
Carol querida, interessante tua reflexão em torno das "semelhanças e diferenças"...grande sacada!!!
Anônimo disse…
Oi, professor! Achei o vídeo muito interessante, pois nos mostra claramente o porquê das tão grandes dificuldades no continente africano. Hoje em dia podemos dizer que este assunto está bem mais claro, ou seja, hoje temos uma visão mais “africana” dos problemas que ocorrem neste continente, pois as pessoas começaram a enxergar que a África é sim um continente muito rico, mas as grandes dificuldades econômicas e financeiras não permitem que esta qualidade se torne muito evidente. Sempre vemos na TV ou em diversos lugares imagens, notícias, videos etc. da fome nesses países, da miséria e da falta de trabalho. Como o vídeo mesmo diz “somos caricaturas tristes, de modos de vida que nos impõem de fora”, ou seja, desde aquela época, somos influenciados pela visão européia de que a África é inferior á outros continentes devido á falta de trabalho, fome e falta de grandes indústrias. É importante que sempre tenhamos uma visão justa de qualquer acontecimento. O fato de que crianças tenham que trabalhar hoje nas minas de ouro nos países africanos é uma herança colonial deixada pelos europeus, pois muita coisa mudou após a chegada destes no continente. Exploração, guerras, discórdias são exemplos disso. As plantations e as divisões territoriais, por exemplo, causaram grande parte disto. E como lembra o texto: “Os problemas da África não começaram na África”.
Maria Luiza Pires.
Maria Eduarda Sirydakis disse…
Daí Zé! Fiquei sabendo que deveríamos fazer este comentário aqui e vim dar a minha contribuição: como a Duda Vieira falou, os problemas da África não começaram na África, mas sim, pessoas de fora do continente que os trouxeram, o que eu acho um abuso, porque se dependesse dos africanos, não seriam assim tão pobres e menosprezados como hoje em dia, foi tudo culpa dos países centrais. Também fiquei surpresa em ver que no vídeo a mulher falou que a África ainda é o continente mais rico da face da Terra, isso é verdade?? E aquele homem africano falou que tudo vai bem para os povos, menos para os africanos! Coitados, são julgados assim, mas quando acaba não fizeram nada demais, como já disse acima foi tudo culpa dos países centrais...
É isso,
Maria Sirydakis
Anônimo disse…
Quando a primeira entrevistada diz que os problemas atuais da África não começaram na África, ela certamente esta se referindo à chegada dos europeus. Eles entregaram ao povo despreparado, armas de fogo. Diferentes grupos, incitados, lutavam entre si. Então no continente africano, alastrou-se o ódio, raiva e disputas que resultaram em muitas mortes. Depois, quando a situação virou tragédia, disfarçadamente os europeus retornaram para “apaziguar”.
Mas as calamidades da África, não param por ai.
O tráfico de crianças era um problema sério. Desnutridas eram levadas a trabalhar em minas de ouro, o que só vinha a piorar a saúde já um tanto debilitada.
Os adultos eram também forçados a trabalhos nas plantations (monocultura voltada para o mercado externo, gerando lucro para a coroa). O povo passava fome e sede.
O segundo entrevistado, fala da atualidade africana, da forte influência européia na África e que o Brasil é um país que não faz muito tempo passou situação semelhante, principalmente a América Latina, devido a colonização européia.
OBS: Outro dia no jornal da TV Globo, devido ao dia das crianças, era feito um comentário a respeito dos nossos jogadores que durante a Copa na África, reclamavam da bola de futebol. Foram mostradas crianças africanas felizes jogavam futebol sem se importarem com a bola. Jogavam descalças e pediam calçados (chuteiras). O terreno era sujo e pedregoso, por isso o “goleiro” reclamava que não podia se jogar no chão para pegar a bola.
Eryck Schmitz
Anônimo disse…
Oie Zé, tudo bom?
Então, a África depois de ser colonizada, foi deixada de lado, e com ela muitos estragos deste acontecimento. Os colonizadores nao ligavam pra vida africana e sim para os benefícios que ela os trazia. Quando colonizam ela, trazem de fora os piores conflitos entre eles mesmo. Porém, o processo de exploração da África aconteceu antes mesmo de haver a partilha do território, isso porque diversos países enviaram delegações de cientistas para o continente.Anos depois, grande parte do território africano estava colonizada. Os europeus introduziram culturas que não faziam parte da dieta do povo nativo. Os colonizadores rapidamente promoveram as plantations, com destaque para a produção de café, chá, cana-de-açúcar e cacau.

Bom zé, é isso ai, um beijao...

Luiza Estefano
Anônimo disse…
E aí Zé, beleza? Então como mostra o vídeo e muitos já comentaram aqui,os problemas da África não começaram na própria África e sim quando pessoas de fora chegaram no continente. Vendo este vídeo podemos perceber então a dificuldade que o continente passou e vem passando nesses últimos tempos.
Com a exploração na África infelizmente o continente mudou muito. Colonizadores chegaram trazendo outras culturas, religiões, modos de vida diferentes dos africanos e trouxeram principalmente armas, provocando assim guerras, lutas, conflitos, mortes e uma rivalidade muito grande entre grupos africanos. Junto com essas guerras e junto com os europeus chegou também o tráfico de crianças escravas e as Plantations.Essas crianças escravas eram obrigadas a trabalharem em minas, enquanto alguns moradores trabalhavam nas plantations que era uma espécie de monocultura voltado para o mercado externo,ambos os trabalhos davam lucros para a coroa naquela época.
Como mostra o vídeo a África é um continente africano muito rico,muito rico mesmo,será? É sim a África é um continente muito rico mais as dificuldades financeiras ainda são grandes e isso continua gerando fome,desnutrição,doenças e mais uma série de problemas.
Gabriela Fortes - 8° A.
Prof. José Carlos disse…
Maria Eduarda, Maria Luíza e Eryck, a sensibilidade de vocês em relação aos problemas, superou minhas expectativas. O uso de conceitos de forma adequada, bem como a reflexão contextual, tornaram a análise brilhante. Parabéns.
Natália disse…
Oi professor, tudo bom?
Quando decidi fazer o comentário aqui no blog, não esperava que iria ficar tão chocada e tão indignada com as coisas que vi e ouvi no vídeo.
A primeira coisa que me chamou atenção foi a fala da primeira senhora (com uma roupa meio de baiana) que diz que "Os problemas da África começaram com as pessoas que vieram de fora, dos países desenvolvidos". Nunca tinha me tocado disso, e depois de ouvir, me toquei que era uma verdade, pois como ela mesma diz, o colonizador chega, junta dois grupos que se odeiam, coloca armas em suas mãos e faz com que eles se matem, para depois ficar mais fácil de invadir a terra, extrair suas riquezas naturais. A mulher também diz que a África continua sendo o continente mais rico do mundo, e é verdade: rico em petróleo e em minérios, só que infelizmente, é muito explorado e as riquezas em nada ajudam o continente a se desenvolver.
Fiquei ainda mais chocada e extremamente indignada ao ver que em pleno século XXI, CRIANÇAS SÃO FORÇADAS A TRABALHAR EM MINAS E SÃO VENDIDAS COMO ESCRAVAS. Como assim???? Gente, quem é que faz isso, ainda mais com crianças? Trabalho infantil, infelizmente é uma realidade no mundo inteiro, mas dói muito ver, assim explicitamente, uma mina só com crianças descalças trabalhando, correndo risco de vida, inclusive. E sobre a venda delas como escravas, não tenho nem o que dizer, fico muda diante de uma coisa como essa!!! Se ainda fosse a uns dois séculos atrás, seria chocante, mas eram outros tempos, outros pensamentos... Como é que pode o homem já ter descoberto a bomba nuclear, mas ainda não ter descoberto a compaixão, a humanidade? E as autoridades africanas, ao verem uma cena como essas, de crianças trabalhando na mina, o que dizem? O que fazem?
Pra finalizar, concordo com o que Eduardo Galeano disse: "Nós não podemos nos contentar com o mundo que temos; nós temos que oferecer ao mundo um outro mundo, um outro estilo de viver".

Até mais,
Abraços, Natália.
Prof. José Carlos disse…
Luiza, Bibi e Natália, as questões que trouxeram, nos possibilita refletir como nosso Planeta caminha. Um grande geógrafo,prof. Milton Santos, já falecido, nos esclarece que vivemos uma globalização perversa e que a sociedade humana ainda não se constituiu enquanto humanidade. Como podemos, de forma individual e coletiva, reverter este quadro?
Pablo de Souza disse…
Eu acho que o Estado da África é sempre muito ruim, primeiro por ela ter sido "explorada" desde o sec. XV e depois no sec. XIX vieram as colonizações onde mais uma vez os Africanos foram devastados e brigaram entre si, alguns apoiados por seus colonizadores, pois assim os colonizadores conseguiriam dominar com mais facilidade, então em 1948 mais um escândalo aconteceu, o Apartheid, que acabou em 1990.Por todas estas coisas terem acontecido países africanos fizeram dívida externas tentando usar o dinheiro para melhorar os territórios e nao ficar apenas com as antigas técnicas das plantations. Hoje o país mais evoluído no continente Africano é a África do Sul, que mesmo depois do Apartheid conseguiu se levantar.
Anônimo disse…
Dae Zé, beleza?
Com esse video percebemos que os "problemas" da Africa não nasceram ali, mas foram trazidos pelos europeus que queria ver os povos dali um contra os outros para que assim fosse mais facil de controlar a Africa.
E também vemos que depois de todo esse tempo o povo africano ainda encontra muitas dificuldades(logico que não como quando eram escravizados, mas se olharmos para os outros paises, vemos que a Africa ainda tem problemas), mesmo sendo o continente com mais riquezas do mundo.
Será que isso muda Zé?
Abraço!
Felipe Côrtes
Anônimo disse…
Este vídeo conta sobre grandes problemas que estão acontecendo na Africa, como escravidão, fome, trabalho excessivo, pobreza e etc...
Como estamos estudando esse assunto, entramos dentro dos pensamentos de pessoas que conhecem bem o assunto, vendo seu ponto de vista, como também até próprios africanos que foram quem realmente sofreram, e que estão sofrendo até hoje, tanto que muitos dos países até 30 anos atras eram ainda colonias de exploração, sem poder ter o próprio governamento, sem poder nem mesmo plantar o que se quer por causa das plantations, esse vídeo também mostra o descontamento africano em relação ao seu passado, como também mostra a possibilidade a um bom futuro a todo o planeta.
Rafael R. Paese
Anônimo disse…
Eai zé!
Bom, a primeira entrevistada fala praticamente como ocorreu o subdesenvolvimento na africa, fala como os Europeus agiram quando chegaram. Eles chegaram de forma pafica, como quem não quer nada e acabaram deixando a africa como é hoje em dia, um continente "desnutrido". Como ela mesma diz " os problemas da Africa, não começaram na Africa", eles exploraram tanto que quando eles foram embora a Africa não conseguiu se reergue totalmente, por isso que na Africa as coisas são precarias, como educação, saúde, alimentação, etc. Tudo isso que esse entrevistados falam é o que já vimos e estamos vendo tanto na matéria de geografica quanto na de história e podemos ver que isso é a pura verdade, principalmente o que o segundo intrevistado diz, que para o resto do mundo a direitos iguais pra todos, não há justiça etc, exeto na Africa, e isso é verdade a maioria do mundo ve a africa assim, e por um modo de vista talvez não seja tão errado enxergar isso dessa maneira. O ultimo fala um pouco do futuro da América Latina, falando que o futuro da américa não pode ser como era antigamente, temos que fazer um mundo diferente, melhor. Eu vejo tudo isso, e pude concluir com os dois primeiros intrevistados que a Africa sofreu muito com a chegada dos Europeus e que sofre até hoje e muito.

Andrei Machado- 8ªA
Anônimo disse…
Como meus colegas já falaram, o vídeo mostra como a Africa mudou depois da chegada dos europeus no continente, eles inseriram um novo modo de viver para os africanos, o que fica bem claro na fala da primeira pessoa que aparece no vídeo, ela diz que os problemas que foram causados ao continente africano são causados por pessoas que vem de fora da Africa e não dos habitantes da região. Com a segunda "fala" podemos entender que a Africa também é um pais rico só que muitos não percebem isso e julgam o continente somente como subdesenvolvido e violento. Por fim com o escritor Eduardo Galeno, podemos entender que a América Latina pensa no futuro e que não quer ser apenas mais um simples continente e é ai que podemos encontrar diferenças e semelhanças entre os dois continentes.
Um beijo, Alice
Camila Maia disse…
Oi professoor, tudo bem? ;)
Então, os países mais desenvolvidos hoje em dia falam dos diversos problemas no continente Africano, mas não percebem que os problemas começaram a ser causados há muitos séculos atrás pelos próprios colonizadores, ou seja, como falam no vídeo, eles vêm sendo causados principalmente "por pessoas de fora da África".
Os europeus chegavam, mandavam e desmandavam, colocavam uns contra os outros para poderem tirar seus próprios benefícios a partir desta guerra entre o povo africano. Isso hoje em dia resulta no que vemos nos jornais, nas revistas, na televisão, na internet... Ainda hoje existem crianças escravas trabalhando nas minas, passando fome e vivendo em condições precárias. Um absurdo. Mas mesmo assim, a África é um continente muito rico, ao menos em diversidade, como vimos ano passado. Além disso, é um continente que mesmo com tantos problemas, ao longo de tantos anos, tenta sempre se "reerguer". A África está presa na condição do subdesenvolvimento, por causa da grande exploração ocorrida em seu território, que a tornou do jeito que é hoje em dia: um continente pobre, que passa fome, e que não tem muita atenção da humanidade.
Até mais, Camila.
Julia disse…
Muito interessante esse vídeo, hein Zé? Começa com a fala de uma moça muito inteligente. Ela conta um pouco sobre a influência externa que a África recebeu. Muito do que a gente aprendeu nas últimas aulas, como aquela história de terem repartido o continente africano em países, focando apenas nos objetivos europeus e como isso prejudicou os habitantes que, com suas opiniões totalmente deixadas de lado, tiveram de suportar uma união entre duas comunidades que poderiam até ser inimigas. Para terminar a fala, ela mostra uma das consequências disso tudo: a pobreza de muitos habitantes africanos. Logo depois, um senhor fala sobre a alienação, ou mesmo a falha de informação que chega à África, pois, diz ele, que a visão que os africanos têm do resto do mundo é de um lugar justo e igualitário - o que sabemos muito bem que não é, não é mesmo? E para terminar, temos a fala interessantíssima de um famoso escritor uruguaio, Eduardo Galeano. Nela, ele mostra o futuro que a América Latina está tomando ou está a tomar, no qual seguimos toda a desigualdade do sistema do norte, questionando e propondo, o traçar de um novo caminho.
Todas essas falas e colocações se unem com uma característica em comum: os continentes têm o fator externo MUITO forte. Seja na África, seja na América, os europeus extraíram o que ‘puderam’ na época colonial e -claro que não da mesma maneira- extraem até hoje.
Beijos beijos,
Juchem
Anônimo disse…
Realmente este vídeo mostra que os problemas da África vem desde a colonização, quando tribos inimigos brigavam os Europeus entregavam armas a um povo, criando um conflito, e depois entrando mediador do conflito que eles mesmo criaram, fazendo sentido a frase "os problemas da África, não começaram na África". E nessa mediação eles ainda se colocaram no direito de colonizar os africanos, fazer eles de escravos, e mais tarde, mesmo quando "soltos", se é que posso dizer assim, dessa escravidão. Tiveram que iniciar uma organização política que eles nem estavam acostumados, tendo seus produtos tirados de países mais avançados nessa organização. Só pelo fato da África ter iniciado em desvantagem uma sociedade,que eles sequer escolheram, eles são condenam, por países desenvolvidos, pra mostrarem o quão superiores são, e por países latinos, em uma tentativa de despistar a situação de suas próprias nações.
Igor
Anônimo disse…
Achei muito importante a fala da primeira mulher: “os problemas da áfrica não começaram na áfrica, esse problemas são causados por pessoas fora da áfrica que chegam fazendo isso e aquilo colocando um grupo contra o outro para que possam brigar, e enquanto brigam os estrangeiros chegam dominando...” foi exatamente o que aconteceu na África os europeus chegaram, “atiçaram” as guerras, e depois vieram se fazendo de bonzinhos querendo a “Paz” (sendo que foram eles que começaram). Os europeus em nenhum momento histórico “ajudaram por ajudar” eles sempre tinham algo em mente, algo que os fizesse lucra, sendo isso escravos, ouro, diamantes entre outros.
É isso ai, espero que seja essa a proposta. Abraço, Jhonatan
Júlia Carioni disse…
Oii Zé, tudo certinho?
Então, depois de ver o vídeo entendi que os problemas da África não nasceram na África, foram trazidos pelos europeus.
Vi no vídeo e vejo muito nos jornais e programas hoje em dia que o povo da África passa por muitas dificuldades, mesmo depois do tempo da escravidão.
Daí muitas pessoas tem uma visão errada do continente e tem um preconceito com os africanos.
Então é isso Zé!
Tchau
Anônimo disse…
oii Zé ! vi o vídeo várias vezes para poder entende-lo e fazer o seguinte comentário como já sabemos muitas pessoas , ou melhor a mídia nos passa só as coisas ruins que se passa na Africa, ou seja seus problemas , que são resultados do que os europeus causaram na Africa, deixando ela hoje assim com esta visão de que la são coitados, que la so tem probreza e etc ,isto também interferiu na educação , saúde dos africanos , podemos ver nos ídices que mostra a alta taxa de mortalidade e analfabetismo na africa , como dito to vídeo ''estes problemas são causados por pessoas de fora da África'' que vem chegando fazendo ''isso e aquilo'' colocando grupos uns contra os outros .
Já na outra entrevista Eduardo Galeno questiona sobre o desenvolvimento socio-economico da America Latina , também citando como eu ja falei a visão que quase todos tem da africa , deixando de lado as coisas também boas de lá e esquecendo que pode sim ter semelhanças e diferenças entre os continentes.Gostei da atividade , interessante .
Miqueluzzi ! beijos Zé !
Juliana Neves disse…
E aí, professor, tudo bem? Deixei para comentar meio em cima da hora, mas aqui estou eu, dentro do prazo dado.
Bom, no início do vídeo, já nos deparamos com imagens de subnutrição, baixa higiene, crianças em situações lastimáveis, trabalho infantil, guerras, negros presos... tudo que nos remete automaticamente à África. Porém, como explica a moça africana (de forma simples e completa), o que ocorreu de fato para que esse continente viesse a se tornar subdesenvolvido, estivesse nessa situação precária de vida e ainda dependente das demais nações, não foi por culpa dele, mas sim dos europeus; pois estes é que obrigaram as tribos locais a formarem os países e, assim, gerando conflitos que disputavam o domínio sob o governo dos mesmos. E ainda por cima, os europeus incentivavam isso, dando armas a uns, que começariam a se sentir mais potentes e capazes, e enfrentariam o inimigo com mais vontade; tudo, resultando em guerras, mortes, destruição, dívidas... e gerando as dificuldades que hoje faz o continente sofrer.
Porém, hoje, a "exploração" na África já leva um outro rumo, com a "descolonização" de muitos países (ou seja, sua independência) e o crescimento da economia de muitos (por conta, muitas vezes, do comércio petrolífero, das indústrias agrícolas, etc.). Apesar de os conflitos, que eram considerados passados, ainda deixarem suas marcas no cotidiano e na cultura desses povos, que tanto sofrem sob os olhares "europeus" de todo o mundo.
Devemos nos colocar no lugar deles, e ver que ainda há esperança para o surgimento de novas e melhores perspectivas de vida. Basta ouvir o eles têm a dizer, e compreender sua história (assim como a entrevistada do vídeo).
Anônimo disse…
oi Zé. Vi o video mais de 4 vezes para pega-lo bem e para poder entender e fazer o comentario. O assunto do video coencide com o assunto de nossas aulas, subdesenvolvimento na Africa e a dominação dos europeus, como uma mulher fala no video que os problemas da Africa não começam na Africa, que esses problemas são calsados por pessoas que vem de fora (estrangeiros) eles trazem armas, dão para certos grupos, fazendo com que os outros grupos passem a se odiar, então eles começam a se matar. A midia nos mostra outra parte da Africa, a parte da miséria, mais não é só isso que podemos encontrar la, isso por que é o resultado do que os países centrais fizeram lá. Kalani Souza
Anônimo disse…
Tão Zé!
Esse video fala bem da colonização que o continente Africano recebeu e os frutos que isso gerou.
A Africa recebeu uma colonização que deixou marcas na economia e na população, foi uma colonização sem respeito sobre a cultura dos povos que ja habitavam lá.Uma colonização que so se preocupava com o lucro que a metropole teria, e para piorar os causadores disso tudo, os europeus sairam como os "anjinhos",eles foram esperto e deixaram os povos se matarem uns aos outros se macharem as mãos de sangue.
A gente ve a Afica como um continente tão longe da nossa atualidade, e sempre pensamos que eles vivem desse jeito por que eles não fazem nada pra melhorar, mais nesse video vimos que tudo aconteceu sem a população poder fazer nada, de mãos atadas.
Valeu zé,abração!
Alexandre Bento