Pular para o conteúdo principal

Revolta de Filipe dos Santos


Felipe Bastos da Costa Côrtes


Durante o período conhecido como “Ciclo de Ouro” em 1720, em Minas Gerais, acontece um conflito que ficou conhecido como Revolta de Filipe dos Santos (também conhecida como Revolta de Vila Rica). Ela leva esse nome por conta de um de seus líderes – Filipe dos Santos. Ela aconteceu em nome de uma revolta contra os grandes impostos cobrados pela Coroa Portuguesa, e também pela exigência das Casas de Fundição que tirava muito ouro deles. Esse foi apenas uma dos muitos conflitos que ocorreram nas Minas Gerais por causa da disputa pelo ouro.

O tropeiro Filipe dos Santos e os outros revoltantes achavam um absurdo os grandes impostos cobrados pela Coroa Portuguesa e as Casas de Fundição que tiravam grande parte do ouro que eram encontrados por eles. Filipe e outros líderes reuniram cerca de duas mil pessoas para enfrentar a Coroa Portuguesa. A revolta durou mais ou menos um mês, mas a Coroa conseguiu deter os revoltantes, depois de voltar atrás ao dizer que não colocaria as Casas de Fundição para funcionar.

Filipe dos Santos foi considerado o líder da revolta. Como punição ele foi condenado ao enforcamento em praça pública. Isso aconteceu de forma para que ninguém quisesse repetir o que ele havia feito. Depois da revolta, a Coroa portuguesa aumentou ainda mais a fiscalização na região das minas, tentando combater o contrabando de ouro.

Esse texto veio para ajudar a todos entenderem um pouco mais sobre essa revolta que até hoje ouvimos falar. É interessante reler o poema Da destruição de ouro podre que poetisa Cecília Meireles escreve. Fizemos uma atividade da disciplina de História. Confira: http://ed8a.blogspot.com/2011/08/da-destruicao-de-ouro-podre_2439.html.

Espero que tenham gostado.  


Crédito da imagem: http://www.brasilescola.com/historiab/revolta-filipe-santos.htm acesso em 28.ago.2011.

Comentários

Anônimo disse…
Realmente uma injustiça o que fizeram com Filipe dos Santos, matando ele da forma que matou, e ainda em praça pública. Realmente tempos tenebrosos para o Brasil, que continua sofrendo até hoje por conta dos portugueses

Igor Régis