Pular para o conteúdo principal

Doenças Nervosas


Alice Mendes

Bom, este é o meu primeiro texto no blog, então me pus a pensar em um tema. Após muito refletir resolvi falar então sobre a anorexia e bulimia. Estas são doenças nervosas que atingem principalmente os adolescentes, ou seja, nós não estamos livres desse mal. 

A anorexia, assim como a bulimia já foram muito divulgadas pela mídia, até mesmo em novelas, mais nem todos sabem o porque essa doença nos "atinge". Então através desse pequeno texto vou tentar explicar melhor o que são essas doenças e como elas ocorrem.

Anorexia
A anorexia nervosa é uma doença complicada, que envolve componentes psicológicos, físicos e sociais. Uma pessoa que tem anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anorética. Geralmente pessoas que tem anorexia também sofrem de bulimia. 

A anorexia nervosa na maioria das vezes afeta as meninas, mas também pode atingir os meninos. No caso dos adolescentes, tanto meninas como meninos, a anorexia pode estar ligada a problemas como de: auto-imagem, disformia, dificuldade em ser aceito pelo grupo ou até mesmo de bullying. A taxa de mortalidade de anorexia nervosa é de aproximadamente 10% uma das maiores entre qualquer outro transtorno psicológico.



Conheça características de quem sofre de anorexia:
= Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
=  Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem “peso onde não existe”, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
=  Negação quando questionado sobre o transtorno.
=  Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.

Outros sintomas e perigos incluem:
=  Diminuição ou ausência da libido; nos rapazes poderá ocorrer impotência e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
=  Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante da má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
=  Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
=  Depressão profunda.
=  Tendências suicidas.
=  Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.


Bulimia
Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar que tem ligação a anorexia nervosa com uma diferença: a pessoa que sofre de bulimia apresenta períodos em que se alimenta de forma descontrolada. Após alimentarem-se os bulímicos (nome dado a quem sofre de bulimia) se sentem culpados pelo ganho de peso. Para "tirar" esse sentimento de culpa a pessoa faz exercícios de forma descontrolada, vomita o que come ou usa de maneira descontrolada os purgantes. 

Além dos mesmos danos a saúde causados pela anorexia, a bulimia tem também outras complicações, como: danos severos ao esôfago, as glândulas salivares e aos dentes por causa do ácido estomacal presente no vômito, que corrói esses órgãos e pode levar a morte.

Pessoas que sofrem de bulimia na maioria das vezes envergonham-se e assim escondem os sintomas. Geralmente o ato de bulimia ocorre sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas. 

Tome cuidado! Por isso deixo a dica: se você sofre de bulimia ou anorexia, procure seus pais e converse com eles sobre o assunto, diga o que sente, com certeza eles irão te ajudar. Agora se você tem vergonha de contar para seus pais conte a um amigo de confiança, ele tentará te ajudar. Não deixe de pedir ajuda! ;)

Fonte:
http://wwwbulimiaeanorexia-bulimio.blogspot.com/2008/03/tudo-sobre-anorexia-e-bulimia.html acesso em 15.ago.2011.                                                                                                                                                                                                         
Crédito das imagens:

Comentários

Anônimo disse…
Alice, gostei bastante do seu texto, como você mesmo disse isso pode acontecer com qualquer um adolescente, e quando acontecer pode ter certeza que temos que dar a maior força, pois isso não é fácil e com a ajuda de amigos e familiares pode ter certeza que tudo vai se resolver, hahaha, e então ótimo texto, continue assim, hahaha
bjs bjs Maria Eduarda Vieira
Anônimo disse…
Alice gostei do seu texto, achei muito bom, porque além de informar sobre os sintomas dessas doenças, incentiva também quem sofre a compartilhar isso com pessoas pessoas de confianças tendo assim a chance de uma melhora. Seja mãe, pai, irmão, amigo ou amiga, se conhece alguém com esse tipo de doença, não vire as costas, ajude-o, como diz o texto.
Ótimo texto Alice, beijoos, Gabriela.
Anônimo disse…
A maioria das adolescentes alem de sofrerem não compartilham com ninguém deixa muito pior as coisas. É apenas uma fase, mas as vezes algumas pessoas levam pra vida toda. Doença não é vergonhoso é um peso de tristeza que precisa de companhia.Bytes Luiza Estefano
Maria Eduarda Sirydakis disse…
Poxa Alice, trazes textos com temas tão bons que a gente nem sabe em qual comentar! hahahah brincadeira,tá? Mas esse aqui, em especial, me chamou muito a atenção, porque como tem jovens sofrendo dessas doenças, né? O troço é grave mesmo e se não for tratado com cuidado pode, como já dissesse, levar a morte, me assustei! Eu acho que uma coisa é tu olhar uma vez no espelho te achar um pouco cheinha e tal, mas sempre já é doença, né? Muito legal as tuas ideias de temas, continua assim! hahaha
Beijão, Maria :)
Júlia Carioni disse…
Alice,seu texto foi muito interessante,pois não foi só um simples texto... ele nos informou sobre varias coisas, as causas dessas doenças,os sintomas etc...
Anônimo disse…
Oi Alice,
gostei muito do seu texto, porque por mais polêmico que seja o tema ultimamente ninguém mais fala sobre isso. E essas doenças são realmente muito sérias. Parabéns (:
Luísa Wandscheer
Anônimo disse…
Muito legal o texto Alicinha! kkk.
Essas doenças ai são muito mais normal do que pensamos, e também são muito pirigosa.

Jhonatan C
Anônimo disse…
Oi, Alice! Gostei do texto, pois é importante que a gente fique ligado nesses assuntos, principalmente por estarmos passando pela adolescência, um período bem complicado em que achamos sempre algum defeito na aparência. Conheci uma menina que sofria de anorexia e chegou a pesar 37 kg com 16 anos, chegando até a não tomar mais água pensando que engordava. Muitas vezes é a nossa cabeça mesmo é quem faz nossa imagem na frente do espelho.
beijos, Maria Luiza.