Pular para o conteúdo principal

Como manter uma boa postura?


Alice Mendes

Como o título acima já mostra: neste texto irei falar sobre a nossa postura corporal, algo com que devemos nos preocupar! Muitas pessoas não sabem como manter uma postura correta, então vou trazer alguns esclarecimentos para que depois da leitura possamos rever nossa postura e assim nos tornarmos mais saudáveis.

Ter uma boa postura é algo importante, não somente para uma boa aparência. A postura do corpo reflete o movimento dinâmico do corpo humano. A má postura corporal pode resultar no cansaço em excesso e também pode afetar as funções do nosso organismo como: digestão, respiração, evacuação, articulações, músculos e ligamentos. Em muitos casos as pessoas têm má postura por tanto tempo que acabam esquecendo-se de como era, ou é, a posição correta do corpo. A nossa postura pode ser considerada perfeita quando há o alinhamento entre os pontos dos olhos, queixo, clavícula, esterno, a área púbica e o ponto médio que existe entre os tornozelos.

Perceba que a última imagem é a correta.

Corrigir a nossa postura não é difícil, só precisamos de tempo e atenção. Podemos dizer que existem dois tipos de má postura: em pé e sentada. Para melhorar nossa postura em pé devemos manter a cabeça alta, queixo para frente, ombros para trás, peito para fora e estômago para dentro para assim se ter uma melhora no equilíbrio. 


 Já a postura sentada não depende apenas da pessoa mais sim do ambiente em que ela está, quando a pessoa está sentada ela deve usar uma cadeira com um suporte firme para a região lombar, devemos também manter o topo da mesa na altura dos cotovelos e manter as pernas um pouco mais elevadas do que o quadril. 


Todos nós sabemos que é raro encontrarmos em nossa sociedade pessoas com uma postura totalmente correta, nos dias de hoje as pessoas se preocupam com diversas outras coisas e esquecem o seu próprio bem-estar (que é muito importante!). Que tal se preocupar um pouco mais com sua postura e evitar problemas futuros?

Fonte:

Crédito das imagens:

Comentários

Anônimo disse…
Realmente, há muita gente, que mesmo longe da escola, esquece a postura, fazendo um mal terrível para a coluna. Ficando assim, corcunda na maioria das vezes. Muito bom Alice seu texto. Um beijo
Luiza Estefano.
Pablo de Souza disse…
Oi pessoal,de fato ter uma boa postura é muito importante, mas na sociedade de hoje raramente se vê alguém com boa postura, por exemplo só entrar em uma sala de aula que você verá que quase ninguém tem uma postura correta.
Julia disse…
Uma boa postura é essencial, pois pode até não fazer muita diferença hoje, mas amanhã com certeza fará. Tenho muitos problemas com a minha coluna, não só pela postura mas pelo peso da mochila. Me incomodo bastante com isso ):
Julia Juchem
Natália Dias disse…
É verdade! Às vezes me "flagro" com a coluna torta e trato de ajeitá-la! Na hora pode até ser mais "confortável" sentar-se de um modo errado, mas depois, vira um sufoco!
Uma vez eu já tive um probleminha de coluna, tudo por causa da má postura. Tarefas simples como me abaixar, pular e até mesmo caminhar, tornaram-se um grade esforço para mim, pois a coluna doía muito! E aí entra a questão da atividade física: entre outros diversos benefício, também há o de te ajudar a manter uma boa postura.

Beijos Natália.
Anônimo disse…
Eu quando me lembro tento sentar direito, mas não consigo, é dificil ficar com postura. Eu meio que me deito na cadeira do colégio.

Felipe Bastos
Anônimo disse…
Nossa sala esta precisando de algumas aulinhas sobre postura!
Se tem 5 pessoas que sentam certo é muito. kkkk

Jhonatan C.
Anônimo disse…
É muito importante, assim como difícil, manter uma boa postura, poís quando nos acostumamos a ficar em uma posição confortável, porem incorreta, fica difícil mudar, o que piora a nossa postura. Muito legal o texto!