Pular para o conteúdo principal

The Beatles VS Rolling Stones

Natália Dias

Oi gente, tudo bom? Hoje, mais uma vez vou postar sobre um assunto musical! Dessa vez vou falar sobre a amizade/rivalidade de duas das maiores bandas de todos os tempos (e duas das minhas preferidas também).


Quem nunca ouviu falar de John, Paul, George e Ringo, os garotos de Liverpool, o Fab Four, ou simplesmente os Beatles? E de Mick, Keith, Ronnie e Charlie, que compõe até hoje os Rolling Stones? Ambas as bandas, que são inglesas, surgiram nos anos de 1960 e fizeram a cabeça dos jovens naquela década (aliás, até hoje continuam fazendo). Junto com a fama, vieram também as comparações; os Beatles eram os “bons moços”, sempre com seus ternos alinhados e com suas letras bonitinhas; já os Stones, eram os “rebeldes”, fumavam no palco e Mick Jagger (o vocalista) dançava freneticamente enquanto cantava.

Diz a “lenda” que as duas bandas eram rivais e que, cada uma à seu estilo, imitava as composições da outra. Mas há quem dissesse que os dois grupos eram muito amigos – e essa é a versão mais aceita, afinal de contas, os membros das bandas foram diversas vezes vistos juntos e a dupla Lennon/McCartney chegou a escrever uma música para os Stones cantarem, “I wanna be your man”, que na época fez mais sucesso na voz de Mick Jagger, porém, hoje em dia, é mais lembrada sendo cantada por Ringo Starr.


Mas o que importa é que as duas bandas têm ótimas músicas e inovaram diversas vezes: os Beatles foram os primeiros a fazerem videoclipes de suas canções e também os primeiros a criarem aqueles encartes com a letra das músicas acompanhando o disco; já os Rolling Stones ficaram famosos não só por misturarem (de uma forma nunca antes vista) blues, soul e rock, bem como por conta da dança, um tanto quanto estranha de Mick Jagger.

Veja agora, uma série de músicas das duas bandas, que têm o mesmo tema:

Revoluções: Revolution (Beatles) x Street Fighting Man (Stones)
Dia da semana: Eight Days a Week (Beatles) x Ruby Tuesday (Stones)
Animais: Blackbird (Beatles) x Wild Horses (Stones)
O que eles querem da “mulherada”: I Want to Hold Your Hand x Let’s Spend the Night Together (Stones)
Cores: Yellow Submarine (Beatles) x Paint it Black (Stones)
Alguém viu alguma coisa?: I’ve Just Seen a Face (Beatles) x Anybody Seen My Baby? (Stones)
Alusão às drogas: Lucy in the Sky With Diamonds (Beatles) x Brown Sugar (Stones)
Supõe-se que eles estavam sob efeito de alguma droga quando fizeram a letra: I am the Walrus (Beatles) x Jumping Jack Flash (Stones)
Ah, o amor: All My Loving (Beatles) x Love is Strong (Stones)
Mulheres: Michelle (Beatles) x Angie (Stones)

Além dessas músicas, os dois grupos já criaram bastante polêmica em relação ao Catolicismo: John Lennon uma vez afirmou que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo; os Rolling Stones compuseram a música “Sympathy For The Devil”.

No fim, os Beatles se separaram e os Rolling Stones, apesar de tocarem juntos até hoje, foram “desfalcados” diversas vezes (pois um dos integrantes morreu e outros deixaram a banda).

E você, prefere qual das duas bandas? Difícil escolher, não?

Um abraço a todos os leitores! Espero que tenham gostado de meus textos aqui no blog da 8ª A. Despeço-me tendo gostado muito da iniciativa de escrever por aqui, pois pude expressar minhas opiniões e escrever sobre tudo aquilo que gosto. Ah, deixo aqui uma sugestão de leitura: o blog que eu e a aluna Maria Eduarda Sirydakis criamos: http://risadaslau.blogspot.com/.
Bem vinda, próxima equipe de criação!

Referências do texto:

Crédito das imagens:


Comentários

Maria Eduarda Sirydakis disse…
Nat, meu Deus, adorei teu texto!!! Bem sabes que sou fã dos Beatles e adoro os Roling Stones tbm, né? Tua comparação foi muito bem feita, simplesmente amei aquele quadrinho comparando músicas deles sobre um mesmo tema! Parabéns pelo texto, ou melhor, pelos textos desse teu período no "ed8a" hahahahaha
Beijos da Lau Maria :)
Pablo de Souza disse…
Pra mim bom mesmo é AC/DC bem mais agitado.Mas foi um bom texto