Pular para o conteúdo principal

Ah, o cinema...


  Por Natália Dias

Ele emociona, faz rir, faz chorar, nos apaixona... Adivinhe quem é? É claro, o cinema!

Desde muito tempo, a humanidade se preocupa em registrar o movimento. Primeiro por desenhos e pinturas, depois, do século XV ao XVII surgem algumas invenções, como a “Caixa Escura” e a “Lanterna Mágica”, engenhocas que projetam imagens.
Mais tarde, no século XIX, surgem aparelhos capazes de fazer, por exemplo, que vários desenhos, em sequência de movimentos, quando colocados em um disco, girem e pareçam uma única imagem em movimento. Surge então o Cinetoscópio, capaz de rodar filmes, porém, dentro da própria máquina, sendo assim, apenas uma pessoa de cada vez conseguia vê-lo. 

Cinematógrafo
 Poucos anos depois surge o Cinematógrafo, que era uma espécie de filmadora a manivela. Por volta de 1895 nasce definitivamente o cinema! Os primeiros filmes a serem exibidos para uma platéia são dos irmãos Lumière. Documentários mudos sobre o cotidiano com uma em média dois minutos de duração. Muitos destes vídeos podem ser acessados facilmente no www.youtube.com.br. Um exemplo para você matar sua curiosidade.  


 Por volta de 1912, começam a ser filmadas peças de teatro, e, não muito tempo depois, nascem as produtoras de filmes, que se aglomeram em Hollywood, na Califórnia (EUA). Nos anos 20, surge o cinema falado, e, em 1929, ele já representa mais da metade das produções americanas.

Em 1938, os EUA se recuperaram da “Grande Depressão” e, viria então, a época de ouro do cinema. No início dos anos 40, o filme “Cidadão Kane” revolucionou a indústria cinematográfica. O filme está classificado como o melhor de todos os tempos na lista do site “Melhores Filmes”, isso porque o roteirista do filme era também o diretor e o ator principal. Além disso Orson Welles (o ator/roteirista/diretor), inovou por começar o filme com o protagonista (no caso ele mesmo) já morto e narrando suas ações: uma coisa nunca antes vista nas telonas. Outra coisa nunca antes vista: as filmagens mostram todas as paredes e, até mesmo o teto, dos ambientes; imagens distorcidas, as vezes até fora de foco, para dar um pouco mais de drama à cena.

Audrey Hepburn
Natalie Wood
São exibidos diversos gêneros de filmes: musical, drama, comédia, western (filmes de “bang-bang”), policial, romance, terror... Nessa época é criado o conceito de “diva do cinema”. “Diva” é um nome que tenta representar toda a beleza, todo o charme, e claro, o mais importante: a tão bela atuação das atrizes, que foram, são, e sempre serão referência para qualquer assunto; seja moda, seja beleza, comportamento ou saúde. Entre as mais belas, na minha opinião, estão: Vivian Leigh, Audrey Hepburn, Natalie Wood, Greta Garbo, Brigitte Bardot, Mia Farrow, Jeniffer Jones, Heather Sears, Anouk Aimée, Elizabeth Taylor, Ingrid Bergman, Natalie Portman, Keira Knightley, Grace Kelly, Audrey Tautou e Carrey Mulligan.

Bom, finalizo meu texto, recomendando alguns filmes, para aquela tarde chuvosa:

- Bonequinha de Luxo;
- E o vento levou...;
- Educação;
- A Princesa e o Plebeu;
- My Fair Lady;
- Sargento York;
- Sempre ao seu lado;
- O Fantasma da Ópera;
- Filhos e Amantes;
- Juventude Transviada;
- Suplício de uma saudade;
- John e Mary;
- Cisne Negro;
- O Poderoso Chefão;
- Volver;
- Titanic.

Enfim, ficaria um dia inteiro aqui, listando filmes e mais filmes, mas esses, listados acima, já estão de bom tamanho. Um abraço a todos e espero que gostem dos filmes.  

E aí gente, conhecem algum dos filmes acima? Tem um preferido? É um amante da 7ª Arte (cinema) como eu? Então comente aqui embaixo!


Fontes texto:

Créditos das imagens:

Comentários

Anônimo disse…
Cinema...quem não gosta neh Nat.
Eu mesma sempre fui e nunca canso. Adorei seu post. Concordo plenamente bjss.


Luiza Estefano.
Maria Eduarda Sirydakis disse…
Nat, mais uma vez adorei teu texto! Também gosto bastante de ver filmes e adorei as tuas recomendações, já vou logo escolher uma delas pra ver! hahaha
Parabéns pelo texto!
Beijos, Maria :)
Anônimo disse…
Saber como o cinema surgiu é muito importante se queremos entender coisas renascentistas, como por exemplo, Darwin fazia projeções com espelho para fazer suas teorias, e estudar a ciência, copiando o perfil de alguém na projeção que tem uma folha acima.
Depois as pessoas descobriram que se você colocar varias imagens com segmento pode virar uma animação, pode até se tentar com um flipbook(aquele livrinho que você vai passando bem rápido as paginas e as imagens parecem que estão se movendo)
Anônimo disse…
Boa postagem nathalia, também adoro cinema(quem não gosta).
E é bom agora poder saber um pouco mais sobre o cinema e da sua história.

FELIPE BASTOS
Anônimo disse…
Saber como o cinema surgiu é muito importante se queremos entender coisas renascentistas, como por exemplo, Darwin fazia projeções com espelho para fazer suas teorias, e estudar a ciência, copiando o perfil de alguém na projeção que tem uma folha acima.
Depois as pessoas descobriram que se você colocar varias imagens com segmento pode virar uma animação, pode até se tentar com um flipbook(aquele livrinho que você vai passando bem rápido as paginas e as imagens parecem que estão se movendo).
Rafael
xinha disse…
Olá sou estudante de Jornalismo da Ufsc. É possível saber mais sobre o blog? Gostaria de saber com que converso?

Grata
Andressa Prates
Camila disse…
Natáliaa, ótimo texto!
Cinema é demais, e saber como era antigamente, como foi surgindo, e comparar com hoje em dia é impressionante.
Bjoss, Camila
carol gomez disse…
Adorei o texto Nat.
O cinema, além de um passatempo maravilhoso cria muitas tendências, rege a moda muitas vezes.
Adoro as atrizes: Anna Popplewell, Keira Knightley, AnnaSophia Robb, Ashley Greene, Dakota Fanning, Meryl Streep,Helena Bonham Carter (as três últimas atrizes de peso e muito conhecidas). Também alguns atores fantásticos como: Gary Oldman, Elijah Wood, Charles Chaplin, Daniel Craig, Christopher Lee, Orlando Bloom, Rowan Atkinson, e o eterno Heath Ledger (o Joker de Batman, o Cavaleiro das Trevas). Muitos diretores, um muito conhecido por suas animações e roteiros maravilhosos como: Edward Mãos-de-Tesoura, A noiva Cadáver, Sweeney Todd, e um lançado a pouco tempo: Alice no País das Maravilhas. Obvio que to falando de ninguém menos que Tim Burton. Nossa, falando muito. Mas é isso, ótimo texto.
Carol
igor disse…
Achei bem legal o texto, por mostrar como o cinema foi evoluindo, e realmente, o essa invenção trouxe e ainda traz muita influencia para várias pessoas, causando diversas reações, a quem assiste.
Anônimo disse…
Adorei o seu texto, Natália! Os filmes de hoje são muito bons, com todos aqueles efeitos visuais, sonoros e tal. Mas os filmes antigos também têm a sua graça, não é mesmo? Mais leves, são propensos a entediar quem está acostumado com aqueeela ação, mas é mais pela velocidade que o filme tem, sem muitos recortes de cenas. Os filmes antigos são muito interessantes e bem bolados, considerando o pouco recurso tecnológico que se tinha. Ah, as Audreys que você citou ali são muito lindas heheh a Hepburn é um ícone de elegância até hoje, não é mesmo? Beijos beijos, Julia Juchem.