Pular para o conteúdo principal

Tumblr - mais que uma rede social.

Por Carol Gomez.

Cada vez mais as redes sociais estão presentes nas vidas dos internautas. Orkut, Twitter, Facebook, MSN e mais recentemente o Tumblr.

O Tumblr (se pronucia tâmbler) foi lançado em 2007 nos Estados Unidos, (embora a maioria das contas sejam de usuários brasileiros), mas apenas nos fins do último ano e início de 2011 que ele passou a ser mais conhecido, embora muitos ainda desconheçam. 

Nele as pessoas postam desde coisas engraçadas até seus sentimentos, animando os posts com gifs, imagens, videos e músicas. Como define uma internauta “é uma mistura de blog, twitter, e formspring.me onde as pessoas respeitam umas as outras e também as regras de gramática, onde cada um expressa o que sente sem se importar com o que irão pensar.” Está aí uma frase dita e reblogada pelos usuários que define o Tumblr.  

No entanto, ultimamente, as coisas vêm mudando. Novas contas estão sendo criadas e com ela surgem alguns problemas. Se antes, no início, o Tumblr era um espaço realmente bom, havia o respeito, todos sabiam. Mas agora, as coisas mudaram um pouco. Asks anônimas xingando os tumblrs e seus donos. Está se tornando uma coisa chata. Está virando modinha. 

Apesar disso, o Tumblr, para muitos, é mais que um blog, é uma vida, um mundo, onde existe diversão e respeito, por isso se “se é pra fazer um tumblr, que faça com vontade, e não de má fé, estragando a magia.” Esse é mais um comentário que viaja pelas conversas e posts do Tumblr .

Cada vez mais os Tumblrs se tornam conhecidos. Há os só de humor, outros só com temas definidos, e também os que têm de tudo. Se você não tem criatividade, como eu, basta reblogar, você coloca o post de outra pessoa no seu tumblr, mas com os devidos créditos, nunca se copia. ;)

Ficou curioso? Segue uma lista com endereços de Tumblrs de alunos do colégio. Quem sabe você pode ser o próximo nessa rede!

http://minhapulga.tumblr.com/ (Julia Juchem - 8A)
http://wandscheer.tumblr.com/ (Luisa Wandscher - 8A)
http://bmargutti.tumblr.com/ (Bruna Margutti - 8B)
http://vidaumenigma.tumblr.com/ (Larissa Martins - 8C)
http://justbeahappykid.tumblr.com/ (Gabriel Menezes - 1 ano)
Outros que você pode gostar:


Comentários

Anônimo disse…
se quizerem entrem em meu tumblr http://micyruss.tumblr.com

obg, Luiza Estefano
Anônimo disse…
O Tumblr é uma coisa que realmente até pouco tempo eu não conhecia, mas agora muitas pessoas estão falando nisso, e acho que talvez daqui ao tempo ganhe muito espaço e vire uma das coisas mais usadas na internet(não por mim).

Felipe Bastos
Júlia Carioni disse…
Carol, adorei esse seu texto,eu não tenho tumblr,porem tenho muita vontade de ter,acho que lá tu podes demonstrar o que realmente tu sentes e até mesmo um ''post'' com coisas engraçadas e fazendo com que o leitor se divirta lendo-o.
Beijos
Anônimo disse…
Até acho tumblr engraçadinho, mas já temos tantas redes sociais que acho q n mas o que eles inventarem. Tem um "novo" que se chama blaving (sei á como se escreve isso) é tipo um twitter só que vc faz um video q posta e n só digita.
quanto mas redes sociais acho melhor mas as pessoas investem e cada vez mas vai sair coisas melhores.
Jhonatan
Anônimo disse…
Muitas pessoas no colégio tem tumblr, eu ja vi.
Ainda bem que você não colocou um dos meus, por que meu tumblr nem tem graça nem nada. (*-*)
Eu vi que você colocou o tumblr do Gabriel Cezar que quase todo mundo que tem tumblr tem. Mas cuidado que as vezes ele copia as postagens,e não rebloga, ou seja, não da autoria.
Rafael Paese
Anônimo disse…
eu acho essa coisa de tumblr uma tremenda palhaçada, concordo com o Jhonatan q quem fez isso nao tinha mais o que inventar
Anônimo disse…
Paese, eu realmente não sei se é ou não verdade essa história do Gabriel Cezar. Eu já muita gente que fala mal dele, reblogar coisas que ele fez. E como ele explicou, e eu mesma ja vi, há aquelas barras cinzas com a fala de várias pessoas. Isso pode ser apagado, para a estética, não é plagio. E as vezes (ja aconteceu comigo), os posts estão editados de uma forma que quando você rebloga apenas aparece a via e não o autor, isso acontece principalmente se a pessoa não colocar seu nome, ou como preferir, "linkado", assim o seu nome fica junto com o post, e quem clicar nele ja pode ir direto para o seu tumblr. é uma disputa ridicula isso, mas eu realmente gosto de alguns posts dele.
-Carol
Anônimo disse…
O tumblr é uma rede social bem recente e quase todo mundo usa, até porque quando entramos, rimos muito dos posts, nos divertidos com os gifs e parece que todo mundo de lá já vivenciou as mesmas coisas! Não tenho tumblr, mas sempre visito alguns pra descontrair...
beijos, Maria Luiza.
Anônimo disse…
Tumblr...Algo que só nós os unicórnios entendemos o que é sentimento e alegria, haha.
Criem um tumblr, nele você fará muitas coisas, e do seu jeito. Tenho um tumblr, micyruss.tumblr.com, mas ele é de fotos de Miley Cyrus. Lá é minha vida, meu local de comunicação emocional. Muito belo o texto. Bjs Luiza Estefano
Anônimo disse…
Carol, normalmente falam mal do Gabriel Cezar por ele ser uma pessoa conhecida e talz...( não sei nada de ruim, ou contra ele, foi só o que ja aconteceu com amigos meus)
Mas amigos meus ja tiveram a postagem copiada do Gabriel Cezar, e se não me engano, uma vez ele ja disse que iria para de copiar as pessoas... não tenho certeza. Mas enfim, pelo jeito ele parou, mas melhor precaver do que remediar não?


Sem contar que o tumblr pode ser uma área para diversas coisas, como até role-play de qualquer coisa, seja a história de Harry Potter até histórias de animes...
Rafael Paese
Anônimo disse…
Oioi Carolzitcha, tudo bom?
Gostei muito do tema porque eu realmente sou viciada nessa rede social haha, e to sempre usando.
Mas aproveitando o debate.. Não acho que o Gabriel Cezar seja esse plagiador, e eu realmente gosto de alguns posts deles. O problema é que ele se tornou famoso, e além de receber muitas críticas, ás vezes ele se exibe um pouco. Mas, sei lá, cada um na sua né?
Beijos Luísa Wandscheer
Anônimo disse…
Carol, teu texto sobre o tumblr esta realmente muito bom, sem mentira nenhuma, as vezes passo horas olhando o teu tumblr e muitas vezes me identifico com os textos e também com as imagens que ali estam.
Alice
carol gomez disse…
Ah Alice, fico feliz que goste do meu tumblr, como digo no about "Borboleta na tempestade- Schmetterling im Sturm-Welcome to my world, welcome to my heart" é exatamente isso. Dependendo do dia ele ta com posts engraçados, ou depressivos, é praticamente uma salada de frutas- ou posts no caso. Não canso de ficar reblogando e postando frases e textos.
Obrigada a todos que comentaram o post.
Carol