Pular para o conteúdo principal

Desenhos animados. Quem não gosta?

Por Gabriela Fortes.

Oi pessoal, tudo bem? Estou aqui escrevendo esse texto em clima de despedida. Para quem não sabe esse é o último texto que estou postando no Espaço de Diálogos 8° A em função do término do trimestre. Mais enfim tudo que é bom algum dia acaba, resolvi deixar para vocês leitores um texto sobre uma coisa que todo mundo gosta: Desenho Animado. Quem não gosta de desenho animado? Quem não tem o seu preferido?


Os primeiros desenhos animados começaram a ser criados na década de 1910 no então cinema mudo e sem cores em Paris na França. Nessa época os desenhos eram curtos direcionados mais a faixa etária dos adultos. Podemos dizer que isso não é mais uma realidade, pois agora, desde pequenos o desenho animado faz parte da vida da maioria das crianças.

Um dos primeiros desenhos animados foi um francês, produzido por Emile Cohl, de aproximadamente dois minutos. E assim a produção dos desenhos foi avançando e ganhando aprimoramentos e tecnologias. Abaixo um dos filmes deste autor.


 
Na década de 1920 foi criado um desenho ainda conhecido por nós. Naquela época era sem som e sem cores, o desenho se chamava O Gato Félix. Na mesma década foi criado um outro que nós conhecemos, o famoso Mickey Mouse, um camundongo engraçado que atua junto com sua namorada a Miney Mouse e seu cachorro Pluto. De tão bem sucedido o ratinho ocupa espaço em nossas telinhas até os dias atuais.

Na década seguinte então se criou outro personagem conhecido, a Betty Boop, que se caracteriza pelo tamanho de sua cabeça e pelo tamanho de seu corpo bem desproporcional. No ano de 1932 foi criado o primeiro desenho com cores produzido pela Walt Disney. No final desta mesma década, já com algumas melhoras, foram criados então outros desenhos como Pernalonga e sua turma, Tom e Jerry e Zé Carioca.

Entre as décadas de 1960 e 1980 muitos outros desenhos animados foram criados como o Pica-Pau, Piu-Piu e Frajola e Papa-Léguas, sempre demonstrando uma relação de caça entre os personagens. Nos anos 80 já com muitos aprimoramentos deram-se a criação de alguns que mexeram muito com a cabeça de crianças e jovens. Entre os mais conhecidos estão o Caverna do Dragão, Transformers e Os Mestres do Universo. Já na década de 1990 a coisa muda, já não se tem mais tantas lutas e perseguições como nos primeiros desenhos e temos sim piadas mais elaboradas e engraçadas. Nessa lista de desenhos estão os Animaniacs e o engraçado Pink e Cérebro.

Com o passar do tempo podemos dizer que o computador foi um instrumento importante para a criação e aprimoramentos do desenho animado. Como explica Péricles Martins, professor de design em interface digital do Centro Universitário Senac (SP), “a gente só usa o papel e lápis para fazer os esboços dos personagens. Depois da idéia inicial, a seqüência dos desenhos, as feições, as expressões, os movimentos, a cor, a música, tudo o que compõem uma animação, enfim, é realizado no computador com a ajuda de programas especiais.”

No decorrer no tempo podemos ver que muitos desenhos foram criados, não acha? Pois bem, com tantos desenhos assim fica difícil escolher o seu preferido não é? E você já escolheu o seu? Aproveite e comente aqui, qual seu desenho preferido.

E com isso deixo minha mensagem de despedida, afirmando que este trabalho de blogueira foi muito importante, pois aprimorou a minha escrita. Aqui postei textos sobre o que pensava e que gostaria de compartilhar com vocês professores, alunos e leitores... Que a próxima equipe seja bem vinda! ;)

Referências:
http://pt.shvoong.com/ acesso em 28/05/2011.
http://www.sobrecarga.com.br/ acesso em 28/05/2011.
http://www.atrevidinha.uol.com.br/ acesso em 28/05/2011.

Comentários

Anônimo disse…
Gabi, adorei o teu texto!!! É verdade, quem não gosta de um desenho animado? Eu lembro bem que quando eu era menor adorava aquele "Hugrats, os anjinhos" hehehe
Mas até hoje sou chegada num " Bob Esponja" e outros também.
Um abraço, Maria :)
Juliana Neves disse…
Oi, Gabi! Qaundo vi o título do seu texto, já me empolguei, por saber que não sou a única que ainda assite aos desenhos animados!
Sou fã de 'Du, Dudu e Edu', 'Os Padrinhos Mágicos', 'Jimmy Neutron', 'Tom e Jerry' (eita, coisa antiga! kk assitia desde bem pequena e até hoje assito quando tenho tempo) e também 'Pokémon'. Mas até hoje, ninguém bateu o querido 'Bob Esponja'. Todo dia assito, nem que seja apenas um pedacinho. kkk
Foi legal ler seu texto e conhecer um pouco da história dos desenhos em geral.
É bom ser criança de vez em quando, e rir na frente da TV. ;D
Beijos, Juliana Neves
Anônimo disse…
É Maria, na realidade todo mundo gosta de algum desenho animado sim seja o mais feio que for! Como você também sou muito chegada em Bob Esponja, temos algo em comum. Gostei de fazer esse texto com um assunto que todo mundo conhece.
Até Mais, Gabriela
Anônimo disse…
Eu adorei o texto, mesmo por que eu adoro desenhos animadas , vejo todos os dias. parabéns texto maravilhoso. bjo, Kalani
Anônimo disse…
Gabi, achei mt divertido teu texto. Esses dias eu ainda li num site que os adolescentes assistem mais desenhos animados do que as crianças. Parece meio estranho, mas pode ver que é verdade.. Meu desenho preferido sempre foi Tom e Jerry e tbm gostava de Corrida Maluca, haha, bem antigo mesmo, acho q nem passa mais na TV. E, claro, Bob Esponja, que é um clássico. Incível que todos esses desenhos ainda fazem a gente rir bastante!
beijos, Maria Luiza.
Júlia Carioni disse…
Gabi adorei teu texto,é bem por ai '' quem não gosta de ''desenhos animados?'',é umas das poucas coisas que eu consigo ver sem me distrair.Meu desenho preferido é Bob Esponja,que é um fenômeno a muitoo
tempo... bom então é isso,beijinhos
carol gomez disse…
Adoro desenhos animados. Mesmo com 15 anos, não tenho vergonha de admitir que fico tentando desvendar quem é o monstro do Scooby Doo, e também gosto de Caverna do Dragão e um bem das antigas que nunca mais vi: "thundercats" , nossa como eu amava.
Engraçado, eu nunca gostie de Bob Esponja, ao contráiro de quase todo mundo.
Adorei o texto.
Carol