Pular para o conteúdo principal

Como anda sua alimentação?

Por Maria Eduarda Vieira.

Olá turma! Tudo bem? Estou aqui para falar sobre um assunto que diz respeito a todos nós: a Alimentação. Por falar nisso, como anda a sua? Com sabemos devemos ter hábitos alimentares saudáveis. 

Desde pequenos muitos de nossos pais sempre tiveram a preocupação de nos ensinar a comer comidas que envolvesse frutas, verduras, legumes, proteínas fazendo que tivéssemos base de uma alimentação regulada e saudável, contribuindo para o nosso crescimento e desenvolvimento.  



Uma dieta saudável

Para termos uma "dieta" saudável é necessário alimentarmo-nos várias vezes ao dia, em pequenas porções, para quando da chegada das refeições indispensáveis (café da manhã, almoço e jantar) não termos a necessidade de fazer uma “montanha” de comida em nossos pratos.
Alimentar-se cinco a seis vezes ao dia faz com que o nosso organismo tenha uma regularidade ao trabalhar no metabolismo dos nutrientes, ou seja, ocorre uma aceleração do metabolismo, facilitando a perda de gordura. Isso ajuda a controlar o nosso apetite! É sempre importante lembrar que a ÁGUA é indispensável no nosso organismo e ajuda muito em todo este processo.
Uma valiosa dica, segundo nutricionistas, é que pratos coloridos são ótimos para quem está preocupado com uma dieta saudável. Vai a dica para as “cores” que devemos comer todos os dias: alho, cebola e pêra, do grupo de alimentos brancos, ajudam a fortalecer os ossos e o sistema imunológico.  Cenoura, manga, abóbora e mamão, do grupo laranja, protegem a visão e a pele. Verdes-escuros como brócolis, espinafre e couve dão energia. Já os vermelhos e os roxos, como tomate, melancia, uva e morango combatem o câncer e o estresse. Pratos coloridos é a solução!
Mantenha seu coração em forma! 


Fontes:
Dieta certa. Disponível em < http://www.dietacerta.com.br/noticias.php?n=81&c=8 >acessado em 12/06/11.
Pesquisa feliz. Disponível em<  http://pesquisefeliz.blogspot.com/2010/05/piramide-alimentar.html > acessado em 12/06/11.
Só dieta. Disponível em< http://www.sodietas.com/alimentacao-saudavel-e-amiga-do-ambiente/ > acessado em 13/06/11.

Crédito das imagens:
Imagem 2: Só dieta < http://www.sodietas.com/alimentacao-saudavel-e-amiga-do-ambiente/> acessado em 13/06/11.

Comentários

Anônimo disse…
Oi Duda, gostei muito do texto. Como vc mesmo disse, acho q é sempre bom manter uma dieta saudável, tanto para nossa saúde quanto para o próprio corpo. Até dizem que a alimentação tem mt haver com a qualidade e tempo de vida. bjs, Maria Luiza
Natália Dias disse…
Duda, adorei do texto! Realmente concordo contigo, que devemos ter uma alimentação saudável. Eu por exemplo, tenho uma alimentação péssima, gosto de pouquíssimas coisas (a maioria besteira) mas tenho consciência que isso não é certo, e, dentro do que eu gosto, procuro ser o mais saudável possível. Também acho importante ressaltar que existem muitos problemas relacionados a alimentação: desde as infecções alimentares, à distúrbios não só alimentares mais também psicológicos, como a bulimia e a anorexia.

Abraços,
Natália