Pular para o conteúdo principal

All Star, quem nunca teve?


Maria Eduarda Viera & Natália Dias

Você já teve um All Star? Temos quase certeza sua resposta é sim, afinal, quase todos já tiveram um, conhecem alguém que tem, não?

Esses tênis super confortáveis foram internacionalmente popularizados por James Jean no filme "Juventude Transviada" em 1955. No Brasil eles chegaram com força mesmo nos anos de 1990, antes, usavam-se "genéricos" como Bamba, Conga e Kichute.

Esse tênis é um clássico, pois é literalmente antigo, confortável, conhecido em várias partes do mundo e tem um pra cada estilo.

Criado entre 1917 e 1921, no estado de Massachusetts, nos EUA, inicialmente para ser usado por jogadores de basquete, logo se espalhou pelos pés das pessoas ao redor do mundo. Ficou internacionalmente famoso após vestir os pés do jogador profissional de basquete Chuck Taylor logo após a sua criação.

Existe também certa "polêmica" em torno do All Star: antes, você conseguia um par dessas belezinhas, por R$40, os mais simples; hoje em dia, não se consegue por menos de R$70, e se você quiser um modelo mais elaborado, venha com a carteira cheia, porque você pode gastar até R$200. Esse aumento nos preços se deu a partir de 2003, quando a marca esportiva Nike, comprou a Converse, que sempre fabricou o All Star.


O All Star, propriamente dito, é um tênis de lona, com cano alto, médio ou baixo, que pode ser de várias cores. Vai dos básicos preto e branco, até os mais elaborados com purpurina ou com tecido jeans, por exemplo. Um detalhe: o All Star é um calçado unissex, ou seja, tanto homens quanto mulheres podem usá-lo, e não se preocupe com a sua idade, nunca se é tarde para por um par deles no pé; nem cedo demais, pois existem modelos para bebês de 1 ano.


E uma curiosidade: você sabia que o direito de vender All Star virou uma briga entre um brasileiro e a marca americana? Parece que o senhor de 83 anos Berge Kahtalian (brasileiro de origem armênia), que popularizou o tênis no Brasil, foi impedido de vender a marca pois, estava fazendo uso inadequado. Pelo que sabemos, a marca que produz o All Star, a Converse, deu o direito de vender o tênis em todo o Mercosul (Mercado Comum do Sul) para uma certa empresa, e Berge Kahtalian, continuou vendendo em suas lojas sem "licença". Todo esse rolo está dando o que falar nos tribunais norte-americanos e Berge diz que vai lutar até o fim por seus direitos.

Pra finalizar, deixamos uma dica: use e abuse do All Star, com ele você nunca vai errar!

Fontes texto:

Fontes imagens:

Comentários

Maria Eduarda Sirydakis disse…
Nat e Duda, adorei o texto de vocês! Acho que, muitas pessoas (assim como eu) nem sabiam da história desse tênis que está dando o que falar! Também adorei aquele modelo de all star dos Beatles! hahaha
Beijos, Maria :)
Anônimo disse…
Realmente esse tênis é moda, e com isso os seus preços estão subindo e provavelmente vão crescer com tanta gente querendo eles.
E as pessoas vão continuar pagando o que for por eles.

Felipe Bastos
Anônimo disse…
Muito legal. All Star o melhor tênis que eu jah tive. e sem contar que o estilo dele é muito massa.
muito bom texto. por falar nisso. to usando um agora aushaushaush
Jhonatan
Anônimo disse…
Concordo com a Maria, antes muitos nem sabiam que existiam esse tênis chamado All Star, e hoje meu deus, não passa um na rua que não tenha um deles guardado ou no pé.
igor disse…
achei bem legal esse texto, já que eu uso all-star, e realmente, é um texto muito legal, que eu adoro, tanto que eu só tenho all-satr de tênis. Não penso na hora de escolher minhas roupas,mas eu sempre uso um all-star, e adorei a história dele.
Júlia Carioni disse…
Meninas adorei o texto de vocês,já sabia um pouco ''por alto'' sobre a história do All Star.E como vocês já sabem é um tênis que eu acho muito legal,hehe beijinhos
Anônimo disse…
Acho que tudo mundo já percebeu que sou viciada em all stars, né? Pra mim, eles são os melhores tênis, assim como o Jhonatan tambem disse.
Amo muito. *-*
Otimo post.
bj
-carol
Anônimo disse…
Realmente quem nunca teve um all star? Na minha opinião o tenis mais confortavél que se tem. Amo usar all star e conhecer um pouco mais sobre a história dele com o texto de vocês foi bom.
Alice