Pular para o conteúdo principal

Um país chamado Lituânia


Por Rafael Paese

Resolvi fazer essa postagem sobre a Lituânia, pois se trata um país não muito conhecido no Brasil. Eu o descobri através do contato com um desenho chamado Hetalia-Axis Power cujos personagens são países.

Na língua lituana seu nome é escrito como Lietuvas. Este Estado é maior país entre as três repúblicas localizadas na região dos Balcãs, na Europa. Sua Capital é Vilnius.

Localização geográfica na Europa

Lituânia estabeleceu sua independência em 16 de Fevereiro de 1918 ao se desmembrar do Império Russo. Em seguida, envolveu-se em disputas territoriais com a Polônia (sua capital Vilnius foi ocupada pelos polacos) e com a Alemanha (na região de Klaipėda). Em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial graças a um pacto secreto germano-soviético foi anexada a União Soviética. Em 1990 após a crise do socialismo foi o primeiro país a proclamar independência da União Soviética.

Sua economia é baseada principalmente com comércio com a Rússia.

A Lituânia tem grande parte da população convertida ao cristianismo, e sua cultura tem grande influencia do contato com os países de sua volta como Polônia, Bielo-Rússia, Rússia, Letônia, Estônia e etc.

A Lituânia é um país do qual quase não se fala no Brasil. Talvez as notícias que chegam até nós se referem ao seu conhecido time de basquete detentor de muitos títulos.

E você? Já ouviu falar sobre este país?



Créditos da imagem:

Comentários

Gabriel disse…
não curti =/