Pular para o conteúdo principal

O que realmente importa é agir

Por Maria Luiza Pires.

Olá, leitores! Hoje estou aqui para falar de algo que ocorreu no Colégio Aplicação: a disputa das chapas pela direção do Grêmio Estudantil.

Bom, para começar, é necessário entender um pouco a esse respeito. O Grêmio Estudantil é constituído por alguns estudantes que representam os outros dentro e fora da escola. É através dele que se buscam alternativas melhores para o cotidiano escolar e vai-se atrás de coisas que são importantes para os alunos. E é ele que organiza, muitas vezes, atividades recreativas dentro da escola com o objetivo de desenvolver aprendizados para a vida dos estudantes.

A disputa de chapas para o grêmio ocorre em muitos colégios, pois, quando enxergamos problemas dentro da escola que precisam ser resolvidos, é preciso nos juntarmos para que haja uma solução. De certa forma, acho que os Grêmios Estudantis dão muita força aos alunos, pois eles mostram aos estudantes que todos possuem direitos e podem sim mudar o que não os agrada.

Neste ano, as chapas “Pão doce” e “L” estavam disputando. Debateram com os alunos no auditório da escola e nos mostraram todas as propostas e os objetivos que tinham para mudar algumas coisas. Cada chapa explicou o que gostaria de realizar, esclareceu como iriam fazer com que isso ocorresse e garantiu a nós, estudantes, que as coisas iriam mudar.

E aí é que eu falo: O importante é AGIR! Não é necessário que essas chapas fiquem prometendo armários, condicionadores de ar funcionando, merenda boa, quadras etc. para a escola, se sabem que não poderão cumprir. Elas precisam, ao invés de ficarem prometendo, agir diante disso, procurarem meios de fazer com isso realmente ocorra! Não adianta prometer e ficar apenas na expectativa. É preciso pensar no que pode ser feito com os pés no chão, pois senão nada vai adiantar e pouco vai mudar!

Queremos armários, ar condicionado e muitas outras coisas, mas ninguém sabe se podemos conseguir. Temos o direito de lutar pelo que queremos, mas isso não depende apenas de nós. Existe a reitoria envolvida, a direção do colégio, a coordenação etc., e isso nos trás certos obstáculos.

Acho que as chapas de anos anteriores conseguiram, sim, coisas boas para o colégio. Prometeram, correram atrás e conseguiram pelo menos 20% do prometido. Não resolveram tantas coisas, mas pelo menos correram atrás. Ou tentaram ir atrás.

Então, para este ano, nós, estudantes, esperamos que todas as promessas da chapa vencedora possam ser realizadas. De certa forma, as duas prometeram coisas muito boas, que gostaríamos muito de ter, mas temos que pensar e por os pés no chão sempre. O importante é agir, pois nós também temos nossos direitos dentro da escola. Mas vamos lembrar que todas essas coisas não dependem só de nós!

PROMESSAS FEITAS E PROMESSAS CUMPRIDAS!

Comentários