Pular para o conteúdo principal

Gregos e Romanos


Por Maria Eduarda Syridakis.

Eu estava em busca de um tema para mais um texto de minha autoria no Espaço de Diálogos da 8ª série A, quando de repente me veio: Gregos! Afinal de contas, meu sobrenome é de origem grega e me agrada muito essa cultura. Só que de repente pensei melhor: "Vou postar sobre os deuses gregos e romanos, que são deuses para as mesmas coisas só que chamados de forma diferente em cada uma dessas civilizações!"

Eu entendo que mitologia são as lendas, mitos (como o nome já diz) que contam a história, a cultura de alguma civilização, afinal de contas essas histórias sempre acabam nos mostrando características de algum povo. Segundo o site “infoescola”, mitologia é o estudo de mitos, lendas e a interpretação dos mesmos em alguma cultura. Mitos são histórias populares ou religiosas complexas, com vários pontos-de-vista, das pessoas que viviam na época em que os mitos foram criados.

Agora que já entendemos o que é mitologia, vamos descrever alguns dos deuses gregos e romanos!

- Zeus (gregos) e Júpiter (romanos): este é o rei dos homens e também dos outros deuses. O símbolo de Zeus são os raios.



- Atena (gregos) e Minerva (romanos): é a deusa responsável pelas artes domésticas (uma espécie de “dona de casa”), pela sabedoria e, inclusive, tomava conta da guerra! É a deusa que ajudou a florescer a cidade de Atenas.

- Apolo (tanto para os gregos quanto para os romanos): Deus do Sol e responsável pela verdade, pela música, medicina e pai (criador) da profecia.

- Ártemis (gregos) e Diana (romanos): Deusa da Lua, protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Teve um importante papel na Guerra de Tróia.

- Afrodite (gregos) e Vênus (romanos): Deusa da beleza e também do amor! A mãe de Eros.


- Hera (gregos) e Juno (romanos): Deusa do casamento, das mulheres casadas, das crianças e das casas.
 
- Hermes (gregos) e Mercúrio (romanos): O grande guardião que protegia os rebanhos e as pessoas dos ladrões.

- Poseidon (gregos) e Netuno (romanos): Deus do mar e dos terremotos. Era um deus traiçoeiro, porque quando havia alguma onda gigante que assustava os gregos/romanos, era obra do deus do mar.

- Dionísio (gregos) e Baco (romanos): Deus do vinho e da fertilidade. Você deve estar se perguntando: para que deus do vinho? Pois é, eu mesma já me peguei fazendo essa pergunta, mas ele servia para representar as festas, as alegrias, enfim, para celebrar a vida!


- Ares (gregos) e Marte (romanos): O deus guerreiro! Muito respeitado pelos povos por conta da sua força e temperamento agressivo. O seu símbolo era o abutre.

Agora vou citar dois heróis, mas apenas da mitologia grega: Perseu e Teseu! Estes dois tiveram grande importância na história da civilização grega, e não aparecem com tanto destaque na civilização romana.

- Perseu: Aquele que matou a Medusa e libertou a princesa de Andrômeda.

- Teseu: Que entrou no labirinto de Creta e matou o temido Minotauro.

E aí, gente, gostaram da proposta? Foi algo mais fantasioso, mas que não sai de perto da nossa cultura. Afinal de contas, é sempre bom estar pensando, analisando, conhecendo, enfim, estudando um pouquinho mais sobre os nossos antepassados!
                                                                                                                                 Um abraço, Maria. 

FONTES e CRÉDITOS DAS IMAGENS:

 www.mudodosfilosofos.com.br/deuses.htm  acesso em 08.mai.2011.
www.infoescola.com  acesso em 15.mai.2011.

Comentários

Natália Dias disse…
Poxa Maria, gostei bastante do teu texto. Adoro mitologia grega/romana, acho muito interessante o modo como as pessoas daquela época realmente tinha fé, medo, adoração por esses deuses. Inventavam histórias de amor e ódio entre esses seres mais "evoluídos" e com poderes místicos. Fico me perguntando: da onde será que eles tiraram tanta imaginação e como conseguiam ter memória para saber quem era pai de quem, quem era esposa de quem, quem matou quem, etc.?

Hehehe...
Beijos, Natália.