Pular para o conteúdo principal

Está na hora de escolher a sua profissão.


Oi gente, tudo bom? Esse texto é uma parceria entre Gabriela e Maria. O nosso texto será sobre profissões. Escolhemos esse tema, pois acreditamos que os jovens já devem começar a pensar qual profissão irão seguir.

Elegemos três profissões para apresentar a vocês, em áreas diferentes, escolhidas por nós para mostrar cursos com grande procura. Abaixo vamos falar de cada uma delas!

- Jornalismo: É uma profissão que trabalha na área da comunicação, podendo realizar entrevistas, produção de textos, apresentação de jornais, entre tantas outras coisas. Para quem está pensando em cursar jornalismo, damos uma dica: o mercado que está em alta é o das mídias digitais (blogs, sites, etc.) As matérias que compõem o curso de jornalismo estão voltadas para a o estudo da língua portuguesa, economia, filosofia, história da arte e sociologia. Além disso, geralmente se oferece aulas práticas de fotojornalismo, produção de jornais e trabalhos relacionados à rádio e TV. O curso dura cerca de quatro anos.

                               
   Enfim, para ser jornalista é preciso ser bem extrovertido!

- Medicina: É uma ciência que estuda as doenças dos seres humanos, procurando a cura e a prevenção delas.  Existem vários locais de trabalho do médico, como em hospitais, postos de saúde ou em clínicas. Enquanto o aluno estiver cursando a faculdade de medicina, deve ter total dedicação, pois o estudo é em tempo integral (de manhã, de tarde e às vezes até de noite). O curso dura cerca de seis anos.

                                       
 - Psicologia: Para essa profissão trouxemos uma entrevista com o psicólogo Ernani Carioni Filho (CRP – 12/06725):

1) Maria Eduarda Sirydakis e Gabriela Fortes: O que exatamente faz o psicólogo?
Ernani Carioni: “Existem diversas possibilidades de exercício profissional: psicologia clínica (consultórios, hospitais); psicologia do trabalho (empresas); psicologia da educação (faculdades, escolas); psicologia forense (que estuda crimes relacionados à transtornos psíquicos); psicologia do trânsito e psicologia de orientação profissional.”

2) Maria e Gabriela: É uma profissão que exige total dedicação?
Ernani: “Sim, porque o psicólogo tem que estar sempre lendo, tendo uma atualização constante.”

3) Maria e Gabriela: Para finalizar, que dica você dá para quem está querendo cursar psicologia?
Ernani: “Eu recomendo procurar informações na internet ou em livros sobre a profissão, conversar com profissionais da área, pesquisar quais instituições de ensino oferecem o curso e se informar sobre as áreas em que você pode atuar.”


Agradecemos ao Ernani, que nos proporcionou essa entrevista. Acreditamos que irá lhe ajudar na hora de escolher a profissão, mesmo se você não se seguir a carreira da psicologia!

Porém, sabemos muito bem que existem pessoas que se dão super bem na vida, mesmo sem ter uma formação universitária. Uma coisa que está crescendo cada vez mais no mundo moderno é o número de pessoas que estão optando por cursos técnicos, inclusive em Florianópolis existe o IFESC (Instituto de Formação Profissional do Estado de Santa Catarina) e outras instituições escolares que oferecem inúmeros cursos e são bem conceituadas na questão de formação profissional!

E ainda existem aquelas pessoas que exercem profissões que não exigem uma faculdade, como os caixas de supermercados, vendedores de lojas, tem também aqueles que vendem doces e salgadinhos... É também uma forma de lucrar sem ter que estudar muito para isso. Mas, cada um sabe de si mesmo, não é?

Mas a intenção do nosso texto não é estimular ninguém a deixar de lado o caminho acadêmico, pelo contrário: gostaríamos de auxiliar vocês na escolha do que pretendem fazer!

E aí, temos a curiosidade de saber: que profissão, você leitor, pretende seguir? Tem mais ou menos noção ou nem faz idéia? Se você é um leitor que já está formado: qual sua profissão? Gosta de exercê-la?

                                                    Um abraço,

                                                                    Por Maria Eduarda Sirydakis 
e Gabriela Fortes.





Comentários

Natália Dias disse…
Olá, meninas! O texto de vocês me chamou muita atenção, porque escolher uma profissão é algo, que desde pequena (não que eu seja muito grande hoje, hehe) sempre me preocupou. Fico em dúvida sobre que carreira seguir; as vezes tenho certeza que será na área de exatas, mas qual exatamente?; outras vezes penso que publicidade é meu forte, mas será uma profissão tão estável assim?; e o salário... ele também conta muito.
Mas enfim, parabéns pelo texto (todo elaborado, com entrevista e tudo),
Beijos Nat.
Luan Alves Da Silva disse…
Na verdade eu estou com muita dúvida do que vou ser quando crescer. Pensei em ser jogador de futebol, biolólogo e pensei em fazer engenharia mecânica. É muito difícil decidir.

Luan