Pular para o conteúdo principal

Delícia das Américas

Por Maria Eduarda Sirydakis
 
Olá! Venho aqui hoje, em clima de despedida, trazer meu último texto para o Espaço de Diálogos da 8ª A. Mas como já dizem: tudo que é bom, um dia acaba! E agora chegou a minha vez de passar a função para outras pessoas, que acredito eu, estão desde já preparando textos, escolhendo temas... falo isso, porque soube através de fontes seguras, viu?

Para finalizar, trouxe um tema que combina bem com esse friozinho que está chegando e que é uma delícia: o chocolate! 

Chocolate ao leite
Essa delícia deve sua origem aos povos latino-americanos - Maias e Astecas, que faziam misturas com o fruto cacau. Segundo o livro “A descoberta do chocolate” (que já aproveito e recomendo), esses povos faziam líquidos cremosos, que, de tão bons, pareciam coisas dos deuses!

Até os dias de hoje existem pessoas viciadas no chocolate, querem comer esse doce em todas as refeições, para eles, só existe o chocolate de comida! São os chamados Chocólatras.

Mas agora vamos ver os tipos desse doce, que se consumido na dose certa, só traz benefícios, pois dá energia para o corpo:

- Chocolate Amargo: possui cerca de 70% de cacau. Segundo os especialistas, é o mais saudável, pois pega diretamente a essência do fruto.
 - Chocolate meio-amargo: vou até compartilhar com vocês, esse é o meu tipo preferido! Porque é doce, mas não “tããão” doce, tem uma pitadinha de amargo!
- Chocolate ao leite: é geralmente bem molinho e se despedaça na boca, tem um pouco de cacau e bastante leite na sua composição. É o preferido de muitos!
- Chocolate branco: Como o nome já diz, é todo branquinho e praticamente não tem cacau na sua fórmula, portanto, é o menos saudável! Muitos dizem que é bastante enjoativo, mas é bom também.

Chocolate branco

Esses acima são os quatro tipos principais de chocolate, mas sem contar os crocantes, com avelã, com pimenta, com coco, com caramelo e por aí vai...

Também podem exibir diversos formatos, como em barra, bombom, trufa, tem até marcas que elaboram em forma de coelho da Páscoa, Papai Noel, em épocas festivas!
Chocolate amargo

Aqui, na região Sul do Brasil, mais precisamente em Gramado, no Rio Grande do Sul, tem fama por ser um grande produtor de chocolates variados, bons, de qualidade, só que caros! Mas faz parte pagar se você é turista ou de vez em quando, não é? Afinal, comer é um dos prazeres da vida!

Gente, essa é a mensagem que eu deixo para vocês: adorei postar meus textos nesse espaço, afinal, expus o que eu pensava e compartilhei com os amigos, professores e quem mais quisesse ler! E acho que, foi uma ótima oportunidade para aprimorar minha escrita...

Se quiserem conferir mais textos de minha autoria, visitem o endereço a seguir: www.risadaslau.blogspot.com.
                         Um abraço e até logo mais,
                                                                         Maria.

FONTES:
- RUNCIE, James. A descoberta do chocolate. São Paulo: Editora Record, 2004.
-  http://chocolate-bp.zip.net/   acesso em 25.mai.2011.

Comentários

Camila disse…
Afinal, quem não gosta de um chocolatinho né Maria? haha
Existem claro, os que acham enjoativo, e os que amam demais. Acho que o chocolate deve ser ingerido de forma não muito exagerada, afinal, se consumido em grande quantidade (e dependendo do tipo,)pode fazer mal a saúde. Mas para mim, de vez em quando comer um chocolate faz bem, nos deixa com mais adrenalina, além de um docinho ser bom haha. Parabéns pelos textos. Bjss Camila.
Anônimo disse…
Maria, ótimo assunto, deu até água na boca! Adorei seu texto falando sobre os chocolates, e agora imagina se não tivesse existido Mais e Astecas, não existiria chocolate? Meu deus nem pense nisso, desses tipos que mostrasse no texto meu preferido é ao leite o mais comum.
Beijos, Gabriela
Maria Eduarda Sirydakis disse…
Meninas, agradeço os elogios pelo texto! E é verdade, Camila, um chocolatinho sempre vai bem, mas tem que ser consumido moderadamente!
e Gabi, boa reflexão: nem quero mesmo pensar nisso, de que se os Maias e Astecas não existissem, não teria chocolate! hahaha
Beijos pra vcs meninas :)

Maria
Anônimo disse…
Oi Maria, gostei muito do texto. Só as fotos já atraem leitores, haha.
Pra mim, chocolate é a melhor coisa que existe.. E eu fico me perguntando como tem gente ainda q é viciado em drogas, cigarro etc., existe chocolate, gente! Mas, claro, tem horas que tem que dar um tempo, afinal é bastante calórico e ás vezes enjoativo.. Chocolate ao leite, pra mim, é melhor! Tem o amargo também que é muito bom e, acho eu, não é tão calórico quando o tradicional..
Enfim, chocolate é tudo de bom, e é raríssimo encontrar gente que não goste! Eu não gosto muito de tocar no assunto pra não sair da dieta, haha, mas seu texto ficou mt bom!
Beijos, Maria Luiza.
Luan Alves da Silva disse…
Eu adoro chocolate, como Shot, Diamante Negro, Lacta e muitos outros.Aquelas fotos me deram água na boca.Adorei seu texto.

Luan Alves da Silva