Pular para o conteúdo principal

Será que o barato vale o risco?

por Matheus Valverde,

Olá pessoal, este é meu primeiro post no blog, e abordarei um tema muito pôlemico, as drogas e seus efeitos para nossa saúde física e mental.

As drogas vem sendo usadas há muitos séculos, por recreação ou então até mesmo como uma forma de medicamento, naturais ou sintéticas... A questão aqui é, o barato vale o risco?

Organizei as drogas num top 5. A posição de cada droga na lista varia conforme sua periculosidade e riscos, tanto ào usuário como à sociedade.

1ª droga: CIGARRO

O cigarro mata em média, uma pessoa a cada seis minutos. Metais pesados, veneno de rato, naftalina e afins, tudo isso numa fumaça indo diretamente para o seu pulmão. Humm, que beleza hein. Câncer, enfisema pulmonar, ferimentos agudos pulmonares, gangrena, impotência sexual e trombose em vinte bastões dentro de uma caixa. Adicione isso a um idiota e uma brasa e estará adiantando mais uma morte.

2ª droga: ÁLCOOL

Se trata de uma droga legalizada, que também mata muitos por ano. Todos conhecem o álcool, sabem que em excesso ele pode fazer mal ao usuário, e etc. Tudo bem, o usuário está fazendo mal a si mesmo, porém, e quanto aos usuários que se embriagam e pegam no volante depois, para voltar para casa? E quanto às diversas famílias corroídas, juventudes destruídas e vidas perdidas em função de alguns goles a mais de algum "homem" inconsciente?

3ª droga: COCAÍNA

Derivada de um arbusto que costumava ter suas folhas e raízes mascadas para obter sensações anestésicas contra frio e fome, a cocaína é uma das drogas mais viciantes, perdendo apenas para outras duas, que vem em seguida. A cocaína corrói as narinas, tira a fome, causa dependência fácilmente e, por ser uma droga cara, é um vício difícil de ser mantido.

4ª droga: HEROÍNA

Um opiáceo derivado da papoula, a heróina é uma das piores drogas existentes. Porque? Porque é altamente viciante, faz muito mal, por ser administrada intravenosa (destruindo completamente sistemas de circulação sangüínea, causando necrose nos músculos, trombose e amputamentos) e por disseminar doenças através das agulhas usadas na sua aplicação.

5ª droga: CRACK

Por último, mas não menos importante, a destruidora, a consumidora e a apocalíptica pedra. O crack é a droga com maior índice de depêndencia, e está presente hoje em dia em nosso cotidiano de forma rotineira (dependendo de qual realidade a sua janela lhe permite). O crack é a sobra da pasta da cocaína adicionada sob a forma sólida em uma solução de cocaína e bicarbonato de sódio. O crack é uma droga que tem sua venda planejada: seu alvo não são os ricaços com narizes brancos de coca, e sim, a população pobre. Funciona assim: a pessoa começa a cheirar cocaína, logo, fica viciada, e sua vida se baseia agora na própria droga. O usuário perde emprego, família e etc. Sem renda, o usuário não tem como sustentar seu vício na coca. Como uma alternativa mais barata, o usuário passa a fumar crack, que é mais viciante ainda, e faz mais mal ao organismo humano. Mas não pense que a droga afeta apenas o usuário, pois quando o dependente não tem dinheiro para comprar a droga, ele faz qualquer coisa parar conseguí-lo, e se um inocente com dez reais na carteira cruza seu caminho, fica apenas o lamento e uma mãe de luto.

Então, fica minha opinião aqui, que com certeza poderá ser debatida... será que o barato vale o risco?

Comentários