Pular para o conteúdo principal

O açúcar...uma reflexão!

por Isis,


Você sabia que o açúcar é a primeira droga dada ás criança? E você:é do tipo que sabe que o açúcar faz mal,sem saber o porque?

O açúcar é considerado uma droga por conter substâncias estimulantes que excitam aqueles que dele se alimentam; e por causar uma série de alterações físicas e mentais no consumidor, levando-o a necessidade de procurar esse tipo de alimento.

Hoje em dia há pessoas que são tão viciadas em chocolates (chocólatras) que chegam ao ponto de serem internadas em clínicas de tratamento;por não conseguirem segurar sua vontade de comer chocolate/açúcar.O mesmo ocorre com outros tipos de drogas,mais esse não é o meu foco,por isso não entrarei nesse assunto.

Os pais não costumam alertar seus filhos das consequências trazidas pelo açúcar,costumam dizer freqüentemente:”Filho não come muito doce,faz mal”ou “amor esse é a última vez do dia que tu vai comer chocolate,senão vai engordar”,mais para a criança isso não é um alerta ou um “NÃO” é simplesmente uma forma que o pai tem de demonstrar preocupação!São poucos aqueles pais que de forma rígida e disciplinar educam seus filhos ensinando-os,o porque do açúcar ser evitado.Na verdade são raros esses casos porque são poucas aquelas pessoas que tem consciência do quanto o açúcar é prejudicial em nosso organismo.

O geral só acha que o açúcar engorda,dá carie ou simplesmente sabem que ele faz mal,contudo,sem saber porque.O açúcar além,é claro,de se combinar ao redor dos dentes junto a germes e atrais cáries,ele também é responsável pela paralisia na imunidade natural e o favorecimento da proliferação de bactérias nocivas em nosso organismo,ele perturba o equilíbrio da flora intestinal,obesidade(geralmente causada por excesso de açúcar acumulado no tecido adiposo(ou tecido gordo)e por serem sedentárias,não se exercitarem), entre outras conseqüências trazidas pelos doces.

Contudo apesar de ter diversos males,o açúcar é necessário em nosso corpo,pois ele se forma em glicose e através da insulina entra em nossas células onde é utilizado como fonte de energia.

Enfim,o açúcar deve ser utilizado com mais atenção pelos pais e pessoas que o consomem porque,como já vimos,ele apesar de bom e tentador não faz nada bem para o nosso organismo!

Então a minha dica para vocês em relação ao açúcar,é que peguem leve nos doces.Caso você sinta muita necessidade de come-los manere,ou o substitua por uma fruta como pêra,pêssego,banana,manga etc,elas também possuem açúcar,só que é claro,é um açúcar natural e que não engorda tanto e não é prejudial como o açúcar refinado ;)


FONTES BIBLIOGRÁFICAS:

º Você sabe se alimentar? Por: Dr.Soleil

º Doenças do Homem Civilizado. Por: Dr.M.O.Bruker


Créditos da imagem:

Comentários