Pular para o conteúdo principal

Livros – Empoeirados e Negligenciados

por Giulia,

   Em nosso mundo moderno onde entretenimento é sinônimo de televisão, internet e shopping, esquecemos de um que está presente há séculos.  A leitura.  Quantos livros não-acadêmicos, você já leu esse ano? O fato é que o velho e bom livro é sempre deixado de lado com as tentações tecnológicas.  Principalmente aqui no Brasil, aonde a média de livros lidos fora da escola, é de 1,8% livro por pessoa, um número realmente muito baixo.  E isso não é de hoje. Na verdade é uma conseqüência de nossa colonização, que com a exploração de nosso país e de nossa gente, negligenciaram dentre outros recursos, a educação dos habitantes originais, que continuou a ser esquecida até algumas décadas atrás. 

 
Outro fator para esse número tão baixo de leitores é o analfabetismo, que ainda é real para 15% da população brasileira. Mas não devemos só olhar e culpar o nosso passado, pois a prática da leitura tem que começar a ser adquirida desde cedo, incentivadas pelos pais e principalmente pela escola. É na fase de alfabetização que esse costume deve começar a ser adquirido, pois, porque um adolescente iria se interessar de repente por clássicos do século 19? Ou até mesmo com livros nacionais sem conteúdo, sem nenhuma trama, e entediantes? Sim, os clássicos são importantes e também é a literatura nacional, mas antes de os nossos jovens saberem disso sem nenhuma ajudinha, é fundamental incitar o prazer de ler, porque assim a procura por livros ultrapassará as barreiras da escola. Best Sellers mundiais, livros que foram transformados em filmes e seriados são boas pedidas, já que são, geralmente, criados para atingir essa faixa etária e obtém um sucesso estrondoso.

   Encontramos ainda outra barreira: o número baixo de bibliotecas, principalmente no interior do Brasil, e a falta de distribuição de exemplares atuais nelas. Se formos comprar todo o tipo de livro em livrarias... Bem, sabemos que não é acessível. Por exemplo, o preço do “Código da Vinci” em alguns lugares chega a 10% do salário mínimo do país, sendo que há livros muito mais caros do que ele, é realmente impossível incluir a leitura no dia-a-dia das famílias brasileiras que possuem cada centavo contado, e possui dificuldade para alimentar seus filhos.

   A leitura é um dos maiores bens que podemos adquirir, estimula nossa imaginação, aumenta nosso vocabulário, nos permite conversar em qualquer lugar, com diferentes pessoas sobre diversos assuntos. Precisamos urgentemente incluir esse hábito na nossa vida. Tire a poeira de seus livros, não os deixe mais como uma decoração em sua estante. Leia-os! E tente apresentá-los em sua famílias, instigar a vontade de ler nos diversos brasileiros do país.Então, quando você estiver pensando no que dar de presente para seus filhos, ou um amigo, quando você estiver pensando em algo muito especial para alguém extremamente importante, ofereça um diamante, uma jóia rara, ofereça o livro. 

   Assim quem saiba você fazer que a população brasileira daqui a alguns anos seja mais crítica, inteligente, e mais culta. Ou ainda pode estar ajudando outras pessoas a descobrir um novo tipo de prazer através dos livros.

Créditos da imagem:
http://nadaeh.blogspot.com/2007_10_01_archive.html

Comentários