Pular para o conteúdo principal

HIPOPÓTAMOS: Os cavalos da água

por Isis,

Você sabia que: Os hipopótamos possuem o maior bocejo do reino animal? E que eles comem cerca de 300 quilos de vegetais por dia?

O hipopótamo é um dos animais mais perigosos da África.
Vendo-os de certa distância, você diria que são pedras que surgem no meio, ou nas margens de rios (e realmente parecem pedras escuras), porém a qualquer momento uma dessas “pedras” pode dar um enorme bocejo, com caninos que chegam a medir 50 centímetros; uma visão impressionante, já que os hipopótamos têm de longe a maior boca do reino animal (isso é claro sem contar os aquáticos).

Esses mamíferos ficam na água praticamente o dia inteiro, saindo para se alimentar de noite, isso porque sua pele é muito sensível ao sol e desidrata muito rápido. Mas para proteção seu organismo produz um suor “vermelho”, o que na verdade é uma secreção oleosa que lubrifica e protege sua pele contra o ardor ressecante do sol.

Você já se perguntou como essa criatura de apenas quatro toneladas consegue flutuar? Os hipopótamos medem cerca de 4 a 5 metros de comprimento, têm em torno de 1,50m de altura e chegam a pesar cinco toneladas! Graças à quantidade de ar em seus pulmões, e de gases contidos em seu longo intestino (todo herbívoro tem intestino longo, o que explica muitas vezes seus barrigões!) essas criaturas conseguem flutuar. E além disso, boa parte de seu peso corresponde a gordura, que é mais leve do que a água, contribuindo também nesse processo.

As fêmeas são extremante agressivas quando acompanhadas de filhotes, os protegendo a todo custo contra predadores e machos irritados. Caso a mamãe hipopótamo tenha que deixar sua prole por algum motivo, ela a entrega aos cuidados de uma fêmea babá.

Esses animais são bem ligados ao território em que vivem. Costumam fazer parte de grupos com 15 fêmeas, o macho dominante e outros machos submetidos ao líder. Os hipopótamos participam de combates sangrentos e ferozes na hora de disputar a liderança de seu grupo, ou de se acasalar com uma fêmea.

A principal “arma” utilizada por esses pesos-pesados para enfrentar uma luta são seus enormes dentes caninos (como eu já havia dito anteriormente seus dentes chegam a medir 50 centímetros), caso algum desses preciosos dentes se quebrarem durante essas lutas, ”tudo bem”, seus dentes nunca param de crescer. Por isso eles costumam com freqüência apararem seus dentes em pedras, e outras superfícies duras. Caso contrário o dente do animal fica tão grande a ponto de impedi-lo de fechar a boca e comer!

É muito comum vermos em filmes ou desenhos animados, um hipopótamo girando sua pequena cauda, espalhando uma saraivada de estrume em seu rival; isso porque essas criaturas realmente fazem isso uma com as outras após ganhar uma luta, sendo assim uma espécie de deboche, ou uma forma de marcar território.

O hipopótamo apesar de herbívoro é um dos responsáveis pelo maior número de mortes e ataques a humanos; o bicho por ser territorialista ataca brutalmente tudo e todos que se arriscam a chegar perto dele, e qualquer movimento bruto o animal considera como um desafio a luta e uma ameaça. Porém apesar de parecer anti-pacífico os hipopótamos, segundo alguns cientistas, não gostam de se estressarem e se utilizam da água não só como meio de evitar a desidratação, como também uma forma de relaxar e se acalmar.

A palavra hipopótamo é derivada da língua grega, e significa “cavalos de água”. Isso porque esses animais mesmo sabendo nadar gostam de galopar no fundo dos rios. E andam delicadamente como uma espécie de bailarino acima do peso,gostam também de flutuar na água, deixando apenas suas orelhas e nariz de fora.

Caso um dia você veja um hipopótamo girando a cauda pra você, já sabe do que se trata!

Bibliografia:

1- “Os bichos” Volume I. Páginas: 34 e 35; Editora: Abril Cultural.

2- “Dicionário Enciclopédico Ilustrado Formar” Volume IV. Páginas: 1620 e 1621; Editora: Formar.

3- “1001 espetáculos da natureza. Páginas: 26,27,167,209 e 259; Editora:Seleções do Reader’s Dihest.

Comentários