Pular para o conteúdo principal

A verdadeira riqueza da humanidade: Educação!

 por Giúlia, 

A realidade social no mundo está altamente ligada com a economia. Desde os primórdios da civilização, existem aqueles cidadãos com muito melhores condições de vida do que os outros. No século XV com o surgimento do capitalismo, modo de produção que visa o lucro, isso se agravou ainda mais. 

Muitos sociólogos, políticos, dentre outros, tentam melhorar, ou amenizar a situação dessas pessoas, que não tem um lar, que passam fome, não tem qualidade de ensino, ou nem mesmo vão à escola. 
 
Somos formados e instruídos através do nosso sistema escolar.  Desde pequenos somos introduzidos nessa sociedade competitiva, mas só mais tarde percebemos os grandes problemas dela.  A escola nos ensina a ler e escrever, mas também ensina o individualismo, a competição, e ela nos prepara para o mercado de trabalho, sendo esse o real fundamento da escola: formar novos trabalhadores.  A escola, portanto reflete o que o capitalismo exige.  
 
Mas nem todos têm acesso a ela. Assim, essas pessoas não são preparadas para o nosso tipo de sociedade, não irão futuramente ter a oportunidade de trabalhar e conseqüentemente, serão excluídas, não atingindo o grau das boas condições de vida. 
 
 Para melhorar isso, devíamos primeiramente pensar coletivamente, ser menos individualistas, ajudando o próximo, não dando dinheiro, mas sim, condições para que ele possa ter uma boa qualidade de vida futuramente.  Deveria também, ser repensada a distribuição de renda e de terras, etc., não deixando bilhões nas mãos de poucos empresários, mas dando a toda a população um mínimo para viver bem.  E em vez de reclamar da nossa sociedade, da forma como ela é organizada, poderíamos fazer alguma coisa para mudar essa realidade. Repensar antes de eleger nossos políticos é nosso primeiro passo, pois quando você vota em uma determinada pessoa, você
 concede a ela a oportunidade de fazer essas escolhas, de representar você e é por esse motivo que devemos ter um conhecimento maior sobre eles antes de votar.

Agora, no dia 31 de outubro iremos escolher no segundo turno o cargo de maior importância no comando do nosso país, o da presidência e em alguns estados  também será decidido o cargo de governador. Pessoas que irão representar você e o nosso país por quatro anos.  Então, porque esperar mais quatro anos pra tomar a decisão certa? Você pode agora fazer a diferença para o nosso país e conseqüentemente para nossa sociedade.  Para que essas pessoas que hoje, não usufruem de dignas condições, futuramente tenham o prazer de dar a oportunidade que não tiveram aos seus filhos, de ir a uma boa escola e ter uma boa educação.

Formando assim no futuro uma sociedade mais igualitária e melhor. Faça sua escolha.

Créditos da imagem:
http://www.faceal.com.br/comunicacao/noticias/2008/5o-bimestre/eleicoes-faceal-2008-conheca-os-candidatos/2008-10-07.6917572936/image/thumb?height=447&width=335

Comentários