Pular para o conteúdo principal

Apartheid

 por Glauber, 
O apartheid foi a segregação (separação) entre brancos e negros na África do Sul. Entrou em vigor oficialmente em 1948. 

 O apartheid foi um regime de segregação racial imposta pela minoria branca (25%) , criando  proibições  aos negros (75% do total da população).Tais proibições tinham como objetivos  justificar as estratégias de dominação branca, bem como a expropriação das terras e riquezas do país , afastando o perigo do poder político  negro no país .


 
Proibições  Impostas  pelo Apartheid

- Casamento entre brancos e negros

- Proibido circulação de negros em alguns lugares da cidade


- Criação de bairros só para negros(bantustões)


- Proibição aos  negros de usarem instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos)


- Escolas  separadas , crianças brancas e crianças negras


- Proibição de visitas entres negros 


 O apartheid teve como opositor Nelson Mandela,
 líder do Congresso Nacional Africano (CNA).

"Há 50 anos, a repressão a uma manifestação contra a lei racista na África do Sul matou 69 pessoas. Esse acto ficou conhecido por Massacre de Sharpeville, e foi um dos marcos da luta contra o Apartheid naquele país. Na manhã do dia 21 de Março de 1960, 20 mil negros deixaram as suas casas em direcção à esquadra local de Sharpeville, para protestar contra a discriminatória Lei do Passe, que obrigava todos os não brancos a portarem uma caderneta, onde constava a sua cor, etnia, profissão, situação nas finanças, e que restringia o acesso aos bairros brancos da cidade".
 
O Massacre de Sharpeville, com várias mortes de negros , provocou protestos em diversas partes do mundo. Nelson Mandela foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua. Porém Mandela foi libertado em 1990, pelo presidente Frederick de Klerk. Klerk e Mandela ganharam Nobel da Paz em 1993.

Esse sistema teve fim no o ano de 1990, em 1994 Mandela foi eleito  o primeiro presidente negro da África do Sul , na sequência, fez também seu indicado negro, presidente .

Comentários