Pular para o conteúdo principal

Rumo as Minas Gerais

por Isabelle,

Os alunos das 8ªs séries embarcaram para uma viagem de estudos as cidades históricas de Minas Gerais, Tiradentes, Mariana, Ouro Preto entre outras. No ultimo mês várias disciplinas vinham abordando informações sobre o estado de Minas Gerais e o período colonial, por isso estou aqui para passar algumas informações a vocês!

Voltando no tempo,a ocupação histórica do estado de Minas Gerais foi realizada por grupos de bandeirantes paulistas que se dirigiam para o interior, no século XVI, em busca de metais e pedras preciosas.No final do século XVII, com a descoberta de ouro que foi encontrada nas regiões mineiras pelos paulistas, começaram a aparecer os primeiros povoados nas regiões montanhosas que lá existem, fato que gerou aumento populacional e confrontos violentos. A disputa mais grave foi entre paulistas, portugueses (chamado emboabas) e diversos mineradores do Brasil,ocorreu em 1708 e ficou conhecido como Guerra dos Emboabas.

Minas Gerais não possui apenas uma grande história colonial, mas também cultural. Entre os atrativos da cidade de Ouro Preto encontram-se as igrejas, repletas de monumentos religiosos e belas obras de artes, especialmente obras de Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Aleijadinho, (trabalhado nas aulas de artes visuais, português, geografia e história) nasceu no ano de 1738 em Vila Rica (atual Ouro Preto), foi um grande escultor barroco que aos 44 anos contraiu uma doença, que perdera os dedos dos pés e das mãos e deformara seu rosto. Mesmo com a doença continuou esculpindo e após sua morte, continua muito famoso no mundo inteiro.

O estado também é famoso por sua culinária simples, curiosa e deliciosa, como por exemplo: galinha ao molho pardo, feijão tropeiro, pão de queijo, entre outros e de sobremesa a tão conhecida ‘Romeu e Julieta’,que seria queijo minas com goiabada. A culinária mineira vem desde o ciclo do ouro,no séc. XVIII, onde pessoas de varias regiões do Brasil e portugueses migraram para as cidades mineiras. Essas pessoas vieram em busca de enriquecer através do garimpo e com elas trouxeram diferentes culturas e receitas que misturadas e aperfeiçoadas com a cultura (ingredientes e comidas) nativa, formaram a culinária que até hoje permanecem no cardápio mineiro.

Bom, a viagem foi ótima, as cidades são encantadoras pela sua arquitetura colonial, foi uma grande oportunidade que ficará na memória de todos nós. Beijos

Comentários