Pular para o conteúdo principal

Ouro, a pedra que leva às pessoas a loucura.

por Eros e Guilherme Souza,

Desde os primórdios da riqueza, o ouro foi muito bem valorizado, como símbolo de poder, existem garimpos por todo o mundo extraindo ouro, legalmente ou ilegalmente, porém neste texto falarei do ouro da famosa “serra pelada”.

Serra pelada é uma região do Pará que foi símbolo da corrida pelo ouro no Brasil em 1980. De 1980 a 1990 ainda existiam garimpeiros em serra pelada, em 1990 com menos intensidade, mas ainda forte. Hoje encoberta por água pode ser encontrada perto de El Dourado dos Carajás, a nordeste do estado do Pará.


Para você ter uma ideia da dimensão que se tomou Serra Pelada no término de 1984, a profundidade da cratera de Serra Pelada já era de praticamente 200 metros, entre fevereiro e março de 1980, mais de 30 mil homens chegaram a Serra Pelada em busca do tão prometido ouro, em seu auge 1982 a 1986, 120mil pessoas já estavam em Serra Pelada.

As condições de trabalho eram precárias, calor intenso, utilização de escadas danificadas, barrancos altamente perigosos, poeira de monóxido de ferro no ar - que era inalada pelos trabalhadores; barracos improvisados, sem estrutura adequada para moradia, se saíssem ricos também sairiam doentes, naquela área todos se respeitavam, pois todos andavam armados, mesmo com a ganância prevalecia a lei do 38 na cintura.

Após certo tempo o que era extraído continuamente agora começava a entrar em escassez, como dizem tudo que é bom dura pouco, ao final de 1990 menos de 250 kg foram extraídos, e continuou caindo ate ninguém mais poder extrair nada. O Brasil foi muito explorado desde a sua colonização, este é um país rico, exemplo disto é serra pelada, que ate década de 1990 ainda se extraia ouro em grande escala, praticamente tropeçava em pepita como se fossem pedrinhas.



créditos das imagens:

Comentários