Pular para o conteúdo principal

A Inconfidência Mineira

por Kiane,

Em 1789 aconteceu a Inconfidência Mineira em Minas Gerais, a fim de acabar com a opressão que o governo português fazia sobre os brasileiros, os inconfidentes, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, entre outros representantes da elite mineira havia marcado o dia para uma data em que o movimento aconteceria, pois assim poderiam contar com o apoio de parte da população que estaria revoltada.

Um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, entregou seus “amigos” e o plano de fazer o movimento para as autoridades portuguesas através de uma carta, em troca de limpar suas dívidas com a coroa:

"Meu Senhor: - Pela forçosa obrigação que tenho de ser leal vassalo à nossa Augusta Soberana, ainda apesar de se me tirar a vida, como logo se me protestou na ocasião em que fui convidado para a sublevação que se intenta, prontamente passeia pôr na presença de V. Excia. o seguinte: Em o mês de fevereiro deste presente ano; vindo da revista do meu Regimento, encontrei no arraial da Laje o Sargento-Mor Luís Vaz de Toledo; e falando-me em que se botavam abaixo os novos Regimentos, porque V. Excia. assim o havia dito, é verdade que eu me mostrei sentido e queixei-me ao sargento-mor: me tinha enganado, porque em nome da dita Senhora se me havia dado uma patente de coronel, chefe do meu Regimento, com o qual me tinha desvelado em o regular e fardar, e muita parte à minha custa e que não podia levar à paciência ver reduzido à inação o fruto do meu desvelo, sem que eu tivesse faltas do real serviço; e juntando mais algumas palavras em desafogo da minha paixão. Foi Deus servido que isso acontecesse para se conhecer a falsidade que se fulmina”.

Assim, os inconfidentes foram presos, enviados para Rio de Janeiro, que na época era a capital, e acusados pelo crime de infidelidade ao rei, uma parte dos inconfidentes ganhou como punição serem enviados para a África e outros uma pena de prisão, e Tiradentes, depois de assumir a liderança do movimento, foi condenado à forca em praça pública.

Se você for achar no dicionário a palavra “Inconfidência”, vai mencionar que foi uma traição ao rei ou ao governo, mas se vermos de pontos de vistas diferentes, foi uma luta pela liberdade e pela igualdade, que por sua vez acabou com fins trágicos, e teve sucesso um tempo depois, quando a Coroa resolveu voltar para Portugal, e enfim deixar Minas Gerais independente.


Fontes: http://www.almacarioca.com.br/hist07.htm

Créditos das imagens:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inconfidencia-mineira/imagens/inconfidencia-mineira-3.jpg

Comentários