Pular para o conteúdo principal

Ideologia

por Gabriel Moresco,


Ideologia a ciência da formação das idéias, o tratado das ideias em abstrato. Nada mais nada menos do que um excelente tema para uma música, muito bem aproveitado por Cazuza e Frejat que criaram a música “Ideologia” e justamente sobre ele que eu irei falar nesse texto.

“Em cima do muro “Ideologia!

Em cima do muro... Eu quero uma para viver”

Meus heróis morreram de overdose

Meus inimigos

Estão no poder.”


A vida nunca foi e provavelmente nunca será justa e boa, nós nos iludimos frequentimente para esconder esta realidade através do amor, nesse mundo estamos perdidos e como deixa claro em um trecho da música presente acima, precisamos de uma ideologia para nos situarmos na vida. Através de heróis pessoas no qual espelhamos nossas ações, pessoas que fizeram grandes feitos, que estão onde sonhamos estar, buscamos a nossa ideologia. Ter nossos heróis e encontrar nossos objetivos nem sempre é a solução.

Em uma determinada parte da vida percebemos que nós vivemos em uma ideologia, ideologia essa que é ditada por nossos inimigos aqueles, que como disse Cazuza estão no poder. Quando chegamos no alto do muro refletimos nossas ações usando toda a nosso experiência que não é nada além do nome que damos aos nossos erros e pensamos em nosso futuro, ai decidimos, se igualmente a nossos heróis morreremos de overdose ou seguiremos essa ideologia ou até mesmo uma terceira opção nos tornaremos nossos próprios inimigos e utilizaremos a ideologia ao nosso favor.

Posso ser muito novo, jovem, para fazer uma reflexão como essa sobre a vida, posso ter escrito tudo isso em vão, posso ser como muitos um idiota com uma caneta na mão que acha saber de alguma coisa. Talvez, talvez eu seja mesmo idiota ou quem sabe muito inteligente, ou muito burro. Cabe a você escolher se vai morrer de overdose como seus heróis ou se vai morrer lutando contra essa ideologia dominante citada por Cazuza na música. Como já dito posso ser muito novo para filosofar sobre a vida, mas nunca se é muito novo para achar e reparar erros em nosso sistema, erros esse que são muitos.

Como dizem em Los Angeles (EUA) “Live and let live” (Viva e deixe viver) ou como eu prefiro dizer “Live and let live” (Viva e deixe morrer).

Créditos da imagem:
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKqvRrvo0QH6uqLwiC3UrAFDN0bFjgzelEuXwOe5NwqIXAdsXkvcOBJQqAx7tmnLf0Cz64ljLv6pRQmdxeo7i4GMHnX5pxSyh8KofGKCPIflEqlyv2tNoDw3QJs-bWHZ_l1NLIBZJ2PJ-j/s320/Cazuza+-+Ideologia.jpg

Comentários