Pular para o conteúdo principal

Herói?

por Gabriel Moresco e Giulia,


Herói uma pessoa cuja espelhamos nossas ações, uma pessoa que chegou onde sempre sonhamos estar. Para nós essa é uma definição de herói definição onde Tiradentes não se encaixa. Ele foi sim importante, como todos os Inconfidentes foram, mas o fato de ter sido pobre e o único que foi morto não o bota na situação de herói. Toda essa imagem foi construída pela mídia. Não havia nenhuma imagem de Tiradentes e muito provavelmente ele morreu em uma roupa esfarrapada, careca e sem barba já que os portugueses mantinham uma morte limpa para seus executados, ou seja, sem dor. E é ai que a mídia entra, fazendo de Tiradentes uma espécie de Santo, como Jesus de roupa longa e branca, com longos cabelos castanhos assim como sua barba.

Tiradentes morreu em 1792, enforcado depois de assumir a culpa pelo movimento dos inconfidentes mineiros, mesmo não tendo outra opção. Depois de seu enforcamento Tiradentes foi esquartejado e teve seu corpo espalhado pelo Rio de Janeiro, menos sua cabeça que foi pendurada num mastro no centro de Ouro Preto, local onde visitamos em nossa viagem a campo, no dia primeiro de setembro. Essa é umas das razões por ele ser tão lembrado e também por ser um mártir para a sociedade.

Por mais que nós não o achemos um herói, dar a vida pelo o povo é gesto nobre que merece sim ser lembrado. E o mais importante, quem escolhe se ele é um herói ou não, é VOCÊ!!!!

Comentários