Pular para o conteúdo principal

Heranças do colonialismo

por Maria Eduarda,



As mazelas que hoje vimos mais claramente nos países africanos ainda são provenientes do período colonialista, quando europeus colonizaram a África. Isso deixou as chamadas heranças coloniais, que vimos até hoje.

Todas as heranças coloniais deixadas à África tiveram, e tem, uma consequência. A introdução das Platations, por exemplo, causou desorganização no sistema produtivo africano, pois foi totalmente reorganizado para atender o mercado europeu e não às necessidades da população, que mantinha uma agricultura de subsistência.

Houve, também, uma diminuição drástica da população africana originada pela escravização de seu povo, em decorrência da grande mão-de-obra exigida na América para as atividades econômicas agrícolas e minerais.

Criou-se uma classe dirigente africana em união com os comerciantes europeus, patrocinando o desenvolvimento da Europa e deixando a segundo plano o desenvolvimento africano.

Na Divisão Internacional do Trabalho (DIT) a África passou a fornecer escravos, matérias-primas e produtos agrícolas para os países centrais e a comprar produtos manufaturados. Tirando o fornecimento de escravos, esta situação acontece até os dias atuais, impedindo de ocorrer um desenvolvimento africano.

Os europeus ainda traçaram fronteiras artificiais que levaram em conta apenas os seus interesses econômicos, sem se importar com as demarcações já existentes entre reinos e tribos. As suas demarcações separaram tribos aliadas e juntaram tribos rivais em um mesmo território, fazendo com que eles brigassem entre si.

Isso tudo fez com que a África ficasse desorganizada, atendendo às necessidades das metrópoles, e tendo muitas consequências para si mesma até os dias de hoje. É por isso, também, que a África é muito pobre e pouco industrializada e sofre muito preconceito.

Vamos ter uma consciência mais aberta pessoal e ajudar para que a África se recupere de tudo o que sofreu.

Valeu galera!

Créditos da imagem:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizfaKVIfkkiSz76vFLIeyHmuM8McRJNXD40tgmxMI3rQQK3ryEMuLi_1B0XntjlMYf-JYZ1vlSZCWZRiWqhoIW4k4kukeE616kuXkqrqNR2O10VRrbGqhBZ5Xt5ZW-nIBZ4wUDZFfzMnxb/s320/africa.jpg

Comentários

Anônimo disse…
muito bom