Pular para o conteúdo principal

Blog e ética na rede

por Geórgia,

Olá blogueiros e leitores! =D

Este é o meu primeiro texto, então achei legal começar falando um pouco sobre os próprios Blogs, sinalizando o seu significado e utilidades. Então vamos lá..

Há milhares de anos, no Planeta Terra, os povos antigos utilizavam desenhos, símbolos e movimentos como forma de comunicação. Através do tempo, foram surgindo os bilhetes, as cartas (que eram enviadas pelos “pombos correios”), o telefone, e com a inovação da tecnologia, os e-mails, sites com chats online, twitter, facebook, orkut, e os blogs.
BLOG, uma contração do termo “Web blog”, é denominada uma página da web que é atualizada frequentemente, como se fosse um jornal online que segue uma linha do tempo com um fato após o outro, através de posts, recadinhos, links, notícias, fotos, tirinhas, ou qualquer outro recurso que o autor blogueiro permitir. É um ótimo recurso, que, aliás, já é muito utilizado para abrir discussões sobre temas diversos como moda, meio ambiente, saúde, projetos de pesquisa, de trabalho, da televisão, mídia, ou qualquer outra assunto que o blogueiro quiser discutir.

Porém, é importante lembrar a vocês leitores, que ao escrever um blog, o conteúdo postado fica a disposição de qualquer usuário da internet, ou seja, seus posts e fotos podem se espalhar por toda web! Por isso, chamo atenção para o cuidado necessário na hora de postar informações pessoais, ou expressar-se de forma muito liberal. No Brasil, por exemplo, o blogueiro Emílio Moreno, que possuía um blog e o atualizava frequentemente, fez um insulto à diretora do Colégio Santa Cecília, São Paulo, e por conseqüência do post insultor, foi condenado a pagar 16 mil reais a esta diretora por indenização. No desfecho, Emílio conseguiu a redução da pena para 5,5 mil reais, e teve de excluir o seu post. Infelizmente, este não foi o único post “inocente” de blogs que foi parar no tribunal da justiça.

Outro caso que não ficou só na web, foi o de Cláudia Mello, paciente que relatou sua consulta médica, resultando no processo que sofreu por danos morais pela profissional que a atendeu, e no pagamento de 2 mil reais à mesma. Portanto, para evitar problemas como estes, saiba reconhecer os seus limites! Use o seu blog para se divertir, como passatempo, para declarar aos navegadores suas paixões, relatar uma viagem, ou falar do seu ídolo preferido com outros fãs em comum. Enfim, você pode criar o que quiser! Outras utilidades, outros recursos, temas diferentes, e nunca se esqueça, blogueiro, o céu é o seu limite!

Um abraço,



Comentários