Pular para o conteúdo principal

O mundo voltado à África do Sul

Por Isabelle,



Nas aulas de geografia, o tema estudado é sobre a África, o professor José Carlos propôs uma atividade, dividiu grupos e cada grupo deveria pesquisar em jornais e na Internet os assuntos abordados pela mídia durante a copa (principalmente junho e julho).

Pude perceber que há muitas variedades de títulos e imagens,porém todas as reportagens coletadas, abordavam o mesmo assunto, África do Sul. A mídia,principalmente durante junho e julho,focou muito nesse país sul-africano,não apenas no futebol,mas também na moda, nas características geográficas e históricas, retratando o passado da África do Sul.

Não encontrei nenhuma reportagem (em revistas e jornais) que falasse sobre outro país do continente africano, sem ser a “privilegiada” África do Sul. O motivo desse país estar sendo tão mencionado pelo mundo inteiro,é devido a Copa do Mundo 2010 na qual a África do Sul sediou. Apenas achei que a mídia, principalmente, poderia ter aproveitado o fato da copa ter sido no continente africano, para mostrar a população, um pouco das dificuldades que esse continente enfrenta, pois a África é o continente mais pobre, devido a intensa exploração sofrida durante o período colonial.

A mídia também ocultou o lado difícil da própria África do Sul, de uma maneira generalizante, a mídia se ocupou apenas em mostrar a parte luxuosa e os belos e novos estádios, como: Soccer City, Cape Town,entre outros, ou então mostrava os elegantes desfiles da moda sul-africana (2ª África Fashion week). Enfim, a mídia se ocupou em mostrar apenas as atrações turísticas, se esquecendo que assim como o Brasil é também um país subdesenvolvido e com muitas dificuldades sociais e econômicas.

Na minha opinião se não fosse pela Copa do Mundo, a África do Sul estaria “esquecida”, pois foi graças a essa oportunidade (sediar uma copa) que a partir desse ano empresas, marcas e pessoas procuram e se interessam por esse espaço geográfico. E foi através desse evento mundial que os africanos finalmente puderam mostrar ao mundo que mesmo com a pobreza e a miséria perseguindo esse continente, eles ainda têm alegria e imensa gratidão por tudo,sem dúvida contagiaram o mundo todo com a sua diversidade e cultura.

A Copa do Mundo 2010 nunca será esquecida, pois ficará marcada pelos Bafana Bafana, pela jabulani, vuvuzelas e toda alegria desse continente.

Créditos da imagem:  http://www.saberweb.com.br/paises/images/africa_do_sul.jpg

Comentários