Pular para o conteúdo principal

Drogas: Início de um VíCIO fim de uma VIDA!

por Kiane Lúcia, 



                Com base nas aulas de ciências, da professora Gisele, e de algumas pesquisas realizadas através da internet, vou mostrar-lhes as conseqüências, as causas do vicio e os pontos positivos das drogas.
                As drogas são classificadas de acordo com as ações que elas exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras (álcool, os tranqüilizantes, o ópio e seus derivados, como a morfina e a heroína), estimulantes (anfetaminas, a cocaína e seus derivados, como o crack), perturbadoras (maconha, o haxixe, os solventes orgânicos-como a cola de sapateiro- e o LSD) ou, ainda, combinar mais de um efeito (ecstasy, metileno dioxi-metanfetamina/MDMA-). Além de serem produzidas de diferentes substâncias (químicas, sintéticas ou naturais), existindo diferentes drogas e diferentes meios de uso, no entanto, o uso constante pode causar danos físicos, psicológicos e sociais, por causar mudanças de comportamento, dependência e o desejo compulsivo do uso, por propiciar prazer mesmo sendo temporário e artificial.
                Além das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool, porém os dois têm efeitos mais leves que a maioria, mas podem causar danos graves futuramente, se usado frequentemente. Devo apontar que a transmissão de doenças é muito conhecida por quem usa drogas injetáveis, por compartilhar a mesma seringa com seus companheiros, pode trazer as seguintes doenças: AIDS/ HIV e a hepatite B e C. No entanto, muitas vezes em casos extremos a droga leva a pessoa à morte, geralmente por problemas circulatórios ou respiratórios, é o que chamamos de overdose, conhecida pelas pessoas que usam crack, ecstasy, entre outras drogas.
                Devo apontar que alguns tipos de drogas têm seu ponto positivo, como por exemplo, usamos em medicamentos para aquelas pessoas que estão em fase terminal de câncer, para que elas não sintam tanta dor, no entanto, tais medicamentos são recomendados por especialistas profissionais da área da saúde.
                Para a precaução de futuros drogados ou doenças transmissíveis, muitos países aderiram métodos como: informações, educação e diálogo nas escolas locais. Porém para aqueles que já são viciados o país oferece tratamentos em psicoterapia e a participação em grupos de apoio, além de fornecer medicamentos para abster a pessoa das drogas.
         Então é isso ai galera, vamos nos conscientizar e dizer “NÃO AS DROGAS”, pois isto não vai nos levar a nada, além de nos tornarmos usuários de algo tão fútil à vida, então ai vai à dica: vamos aproveitar a vida constantemente, pois como diz o ditado: Mais vale prevenir do que remediar”.


Referencias bibliográficas:

Comentários

Gilvandra disse…
obrigado pela informação... foi me muito util para retirar algumas duvidas.